"Para sermos mais eficientes e eficazes no anúncio do evangelho”
Publicado em: 17/10/2021

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira

A Diocese de Limeira, em união com as Igrejas locais do mundo inteiro, deu início ao Processo Sinodal, na noite deste domingo, 17 de outubro, com a missa presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira.

A celebração eucarística reuniu representantes do clero e do Povo de Deus na diocese num espírito de união, inspirando a participação de todos no Processo Sinodal.

Em sua homilia, Dom José destacou a importância para a Igreja dessa edição do Sínodo, que será guiado por uma questão fundamental. “Como caminharmos juntos na Igreja, bispos, padres, leigos(as), religiosos(as), de tal forma que a Igreja possa pensar o que pode ser mudado na Igreja, para sermos mais eficientes e eficazes no anuncio do evangelho”.

Dom José também ressaltou que o Sínodo, que “tem como protagonista o Espírito Santo”, terá a finalidade de renovar a mentalidade da Igreja e encarar os desafios do milênio, “de tal forma que todos, juntos, possam dialogar mais e contribuir com maior fecundidade para o anuncio do Evangelho”.

Ao final da celebração,  todos os presentes rezeram a Oração Sinodal.

“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” é o tema da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que terá lugar em outubro de 2023.

Desde o início de seu pontificado, Papa Francisco já realizou quatro Sínodos, sendo dois sob a temática família, um tendo os jovens como tema e o último, em 2019, sobre a Amazônia.

Leia também.

Papa: Sínodo é um evento de graça, estar aberto às surpresas do Espírito

Explicações sobre o Sínodo Sínodo

Marco Antônio Erbeta