Padre Ocimar Francatto reflete sobre a “celebração que atualiza os Ministérios de Cristo”
Publicado em: 04/11/2021

Diocese de Limeira

Hoje vamos refletir sobre: A CELEBRAÇÃO QUE ATUALIZA OS MISTÉRIOS DE CRISTO.

ANO LITÚRGICO

Atualiza no HOJE das celebrações e em proveito dos fiéis os vários aspectos do único mistério de Cristo.

É visto como recordação ou memória dos mistérios da redenção.

Há uma certa presença desses mistérios a fim de que os fiéis, ao contato com eles, fiquem cheios da graça da salvação.

Vida histórica de Cristo narrada no ano litúrgico não é somente para meditação dos fiéis ou exemplos a imitar, mas sinais eficazes de salvação.

A celebração de cada um dos mistérios, no desenrolar do ano litúrgico, não deve ser interpretado como uma reprodução dramática da vida terrena de Cristo. Em toda celebração aparentemente parcial, é sempre celebrada a eucaristia na qual se realiza o todo e, por conseguinte o mistério é sempre completo, o todo está sempre presente em cada fragmento.

A pluralidade de celebração não prejudica a fundamental unidade que configura o conjunto das celebrações como acolhimento na fé do único mistério de salvação. De fato, a presença do mistério de Cristo no ano litúrgico não é uma presença estática, mas dinâmica de comunhão-comunicação que espera da assembléia eclesial, a acolhida do mistério objetivo na subjetividade da vida teologal. O mistério de Cristo torna-se assim a vida da Igreja, e a Igreja por sua vez prolonga e completa o mistério de Cristo.

A presença de Cristo não está só nos Sacramentos. Mas também nos sacramentais.

Deus não impõe sua presença, convida o homem a participar dela (encontro entre parceiros). Onde quer que a pessoa humana se abra, para a salvação que Deus lhe oferece em Cristo, o mistério Pascal atua eficazmente e produz frutos de vida.

Mistério pascal = Paixão - Morte – Ressurreição (noite da 5° feira santa até a manhã da ressurreição).

Mistério Pascal continua vivo e operante no Homem-Deus glorificado.

Assim como o Coração é órgão vital do homem (sai e vem sangue – leva o sangue até as extremidades menores do corpo humano), o coração do Ano Litúrgico é Mistério Pascal.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto