Padre Ocimar Francatto: Sentido Litúrgico da Celebração da Palavra de Deus – Parte II
Publicado em: 03/12/2021

Diocese de Limeira

DEUS FALA E AGE EM FAVOR DE SEU POVO

A palavra de Deus está viva e atuante hoje na comunidade eclesial. Deus continua a falar aos seus filhos em Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Vale-se da comunidade dos fiéis que celebra a liturgia, para que a sua Palavra se propague e seja conhecida, e seu nome seja louvado por todas as nações.

O mistério da salvação, que a Palavra de Deus não cessa de recorda e prolongar, alcança seu mais pleno significado na ação litúrgica. Assim, a Palavra de Deus é sempre viva, pelo poder do Espírito Santo, e manifesta a aliança que Deus firmou com seu povo.

A Palavra de Deus é um “acontecimento” através do qual o próprio Deus entra no mundo, age, cria, intervém na história do seu povo para orientar sua caminhada. “Ela é como a chuva e a neve que descem do céu e para lá não voltam sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador e o pão ao que come. Ela não torna a ele sem ter produzido fruto e sem ter cumprido a sua vontade” (Isaías. 55,10-11).

Ela é poder e força criadora de Deus que se dirigi pessoalmente a cada um, hoje.

Nesta perspectiva, as celebrações da Palavra sob a ação do Espírito Santo, se constituem em memória reveladora dos acontecimentos maravilhosos da salvação. O testemunho de vida do próprio ministro da Palavra tem sua importância.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto