A Liturgia da Palavra da Celebração da Palavra de Deus, por padre Ocimar Francatto
Publicado em: 23/06/2022

Diocese de Limeira

Depois de interromper, na semana passada, devido à reflexão da Festa de Corpus Christi, retornamos hoje com A LITURGIA DA PALAVRA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS. Faremos a Parte III.

PROFISSÃO DE FÉ

O Creio é uma resposta de fé da comunidade à Palavra de Deus, exprime a unidade da Igreja na mesma fé e sua adesão ao Senhor. Por isso, é significativo recitar ou cantar a profissão de fé nos domingos e nas solenidades. Existem três formulas do Creio: o Símbolo dos Apóstolos (o mais curto), o Símbolo Niceno – Constantinopolitano (o mais longo) e a formula com perguntas e respostas como a encontramos na Vigília Pascal e na celebração do batismo. Eventualmente, podem-se usar refrãos cantados e adequados para que a comunidade manifeste a sua adesão de fé eclesial. Fé é adesão incondicional feita somente a Deus e não a pessoa, instituições ou movimentos humanos.

ORAÇÕES DOS FIÉIS OU ORAÇÃO UNIVERSAL

A oração dos fiéis ou oração universal, em geral, tornou-se um momento bom, variando e de razoável participação nas comunidades. Nela, os fiéis pedem a Deus que a salvação proclamada se torne uma realidade para a Igreja e para a humanidade, suplicam pelos que sofrem e pelas necessidades da própria comunidade, da nação, da Igreja e seus ministros, sem excluir os pedidos de interesse particular das pessoas. Neste momento o povo exerce a sua função “sacerdotal”.

A comunidade reunida eleva ao Senhor sua oração com grande simplicidade. Nas comunidades maiores, a equipe de celebração, atenta a realidade local, eclesial e litúrgica, elabora os pedidos. É a oração que brota do coração da comunidade animada pelo Espírito Santo, pela Palavra ouvida e pela vida. Por isso, não é coerente a “simples leitura de intenções de um folheto”.

Após a oração dos fiéis pode-se fazer a coleta como expressão de agradecimento a Deus pelos dons recebidos, de co-responsabilidade da manutenção da comunidade e seus servidores e como gesto de partilha dos irmãos necessitados.

RESUMINDO

Fazem parte da Liturgia da Palavra:

• Primeira Leitura
  • Salmo Responsorial
  • Segunda Leitura
  • Aclamação ao Evangelho – Aleluia
  • Proclamação do Evangelho
  • Homilia – Partilha da Palavra
  • Súplica de perdão (eventualmente)
  • Profissão de fé
  • Preces da Comunidade – Oração universal.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto