Tema do Muticom 2023 é divulgado oficialmente no Encontro Nacional da Pascom
Publicado em: 25/07/2022

Muticom

“Comunicar para a cultura do encontro”.

Este será o tema do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será realizado na cidade de João Pessoa – PB. A divulgação oficial aconteceu neste sábado, 23, durante o Encontro Nacional da Pascom. Na ocasião, também foi apresentada a identidade visual do Muticom, que acontece entre os dias 13 e 16 de julho de 2023.

O tema foi escolhido a partir de apontamentos do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – GRECOM. A cultura do encontro é uma expressão utilizada pelo Papa Francisco, quem em 2023 completa 10 anos de pontificado. “Este tema é pertinente, pois vamos precisar de muito tempo para assimilá-lo. É belo e se constitui a essência do Evangelho: construir fraternidade. Isso só é possível pela via do encontro e formar comunidade. Vai contra o individualismo crescente e vigente. Precisamos navegar contra a correnteza do isolamento da cultura atual”, afirma Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

O presidente da comissão episcopal para a comunicação, Dom Joaquim Mol, falou das expectativas para o 13º Muticom. “Quando pensamos no Muticom, o nosso desejo é ver a comunidade eclesial cada vez mais formada por pessoas convictas do segmento de Jesus Cristo, decididamente em saída missionária, alegremente toda ocupada em evangelizar. Isso é comunicação!”.

A identidade visual:

O sol, que nasce nas Américas iluminando primeiro a Paraíba, toca a belíssima orla que banha uma cidade marcada pela arquitetura europeia – talhada nas casas e monumentos históricos. Forte, imponente e múltipla, a história do Estado passa pelos resistentes povos originários, passeia pela cultura firmada na música, dança e gastronomia e adentra nas paisagens exuberantes de todo Estado. E tudo se mistura e se encontra em João Pessoa, casa do 13º Muticom.

MUTICOM 2023

A 13ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação é o marco de um novo tempo do maior evento de comunicação eclesial do país. O pós-pandemia trouxe a nova realidade dos eventos que, se antes era uma exceção, hoje é a regra: a possibilidade de estarmos reunidos presencial e virtualmente.

Em 2021 aconteceu uma edição totalmente online devido a pandemia e a arquidiocese de Belo Horizonte conduziu o Muticom de forma inédita e que, sem dúvida, está marcada na história do evento como a grande força da resistência, da persistência e da fé em tempos tão caóticos.

“Desta forma, não poderia ser diferente: o Muticom 2023 será híbrido, com comunicadores participando em João Pessoa e em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Assim, apontamos para o futuro que não espera, mas que terá sempre a presença da Igreja viva, transformadora e a sua comunicação evangelizadora”, afirma Marcia Marques, coordenadora do 13º Muticom.

Muticom