Representantes da Diocese de Limeira participam do 7º Encontro Nacional da Pascom
Publicado em: 27/07/2022

Diocese de Limeira

Entre os dias 22 a 24 de julho de 2022, no mosteiro de Itaici, cidade de Indaiatuba/SP, aconteceu o 7º Encontro Nacional da Pascom. O encontro estava previsto para ser realizado em 2020, porém, devido a pandemia do CoronaVírus precisou ser adiado para este ano. Estiveram participando presencialmente cerca de 200 agentes de pastoral do Brasil, bem como muitos outros inscritos que participaram do evento de forma remota (por videoconferência). De nossa Diocese de Limeira, tanto presencial quanto virtual, estavam representantes das cidades de Americana, Conchal, Cosmópolis e Limeira, acompanhados pelos coordenadores diocesanos Carlos e Gisele e pelo Assessor espiritual Padre Thiago Cruz.

O encontro foi preparado pela Comissão Nacional da Pastoral da Comunicação, sendo acompanhado de perto pelo coordenador geral Marcus Tulius e pelo referencial da Pastoral para a Comunicação da CNBB Dom Joaquim Giovanni Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte. Durante todo o final de semana aconteceram momentos de reflexão, estudo, aprofundamento e partilha dos desafios e perspectivas do trabalho pastoral pós-pandemia. Além disso, o tema central “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão” despertou nos participantes muitas inquietações referentes ao Sínodo convocado pelo Papa Francisco, bem como ajudou na compreensão da missão da Pascom neste processo eclesial.

Um momento especial deste evento aconteceu na sexta-feira à tarde com a entrega do prêmio comunicadores da Paz à irmã paulina Helena Corazza, jornalista e teóloga. Esse prêmio é fruto do reconhecimento de todo trabalho desenvolvido no âmbito da comunicação da Igreja no Brasil e pelo belíssimo legado que desenvolve em prol de uma comunicação que gera vida.

No sábado, no período da manhã, a Comissão Nacional anunciou oficialmente a todos os pasconeiros e pasconeiras presentes o local do 13º MutiCom (Mutirão de Comunicação) que acontecerá em julho de 2023 em João Pessoa na Paraíba, bem como apresentou a identidade visual do encontro e a temática centra: “Comunicar para a cultura do encontro”. No período da tarde aconteceram diversas trilhas de reflexão e a noite, após um belíssimo espetáculo sobre a vida de Edith Stein, Dom Mol apresentou a nova Comissão Nacional que conduzirá os trabalhos no período de 2023 à 2027. A coordenação geral contará, ainda, com o jovem Marcus Tulius, a vice coordenação de Janaina Gonçalves e secretário Alex Ferreira, sendo assessorados por Dom Joaquim Mol e outros bispos.

O Encontro Nacional encerrou-se no Domingo com a Santa Missa de envio dos Pasconeiros e em agradecimento à 1ª turma da Escola Nacional de Comunicação. Logo após, aconteceu um almoço de congraçamento entre todos. O 8º encontro Nacional deverá acontecer em 2024 em local a ser definido. Louvamos e agradecemos a Deus pela pelos trabalhos desenvolvidos pela Pascom em nossa Diocese e rogamos a Nossa Senhora das Dores que interceda pela vida de cada pasconeiros desta Igreja Particular.

Pe. Thiago Cruz