Atendentes paroquiais da Diocese de Limeira participam de formação no CDL
Publicado em: 01/08/2022

Diocese de Limeira

Aconteceu nos dias 25 (foranias: Santo Antônio, Santa Gertrudes e N. Sra. do Belém) e 26 (foranias: N. Sra. das Dores e N. Sra. do Patrocínio) deste mês de julho, no Centro Diocesano de Limeira (CDL), mais uma formação com atendentes paroquiais de nossa Diocese, palestrado pelo Padre Deivison Amaral chancelar da Cúria.

O encontro abordou a importância, o cuidado e o carinho que se deve ter com os registros documentais que perpassam pelas nossas secretarias todos os dias, além de outros protocolos sacramentais, seguindo os critérios exigidos pelo Código de Direito Canônico, tudo para garantir que os fiéis possam ser bem acolhidos quando precisarem dessa assistência pastoral.

Murilo A. A. que é atendente paroquial há 9 meses na quase paróquia Santo André Apóstolo da cidade de Limeira deixou sua contribuição contando: “Nos nossos atendimentos recebemos diversas perguntas relacionadas ao batismo, Crisma, e casamentos, mas não conseguimos dar uma resposta plausível. A partir dessa formação conseguimos respondê-las sem que haja alguma dúvida entre atendente e fiéis”.

Ao mesmo tempo, Solange D. G. F.  que é atendente paroquial há 5 anos e meio na quase paróquia Santa Efigênia, também de Limeira, comentou sobre a importância dessa formação, afirmando: “Promove alinhamento quanto aos processos e procedimentos para melhor atendimento, acolhimento, e desenvolvimento das rotina paroquiais. Um bom momento de integração entre atendentes com possibilidades de ampliação do conhecimento através de dúvidas e troca de saberes.”

Padre Thiago Fiorante, assessor dos/das atendentes paroquiais relatou que, embora se tratou de um assunto denso e delicado, tudo ocorreu em um clima de muita tranquilidade, em um espaço de oportunidades para relembrar e aprender os protocolos necessários para uma boa organização pastoral e diocesana.

Padre Deivison salientou que foi positivo a interação e a participação dos envolvidos, com perguntas e exemplos que ajudaram a elucidar e dinamizar a rotina das secretarias, sanando dúvidas com as mais diversas perguntas, além de  notar o envolvimento e dedicação de todos/as durante todo o dia de trabalho.

Sendo assim, nossa Diocese, em nome de nosso Bispo Diocesano, Dom José Fortes Palau, agradece o empenho e a dedicação de todos/as atendentes paroquiais, deixando sua benção e seu abraço fraterno.

Pe. Thiago Fiorante