Dom José Roberto viaja a Roma nesta sexta-feira, 23 de setembro
Publicado em: 22/09/2022

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira

Viagem faz parte da Visita ‘Ad Limina Apostolorum’ realizada pelo episcopado do Estado de São Paulo e prevê um encontro com Papa Francisco

O bispo diocesano de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau, embarca nesta sexta-feira, 23, a Roma para realizar a Visita ‘Ad Limina Apostolorum’, uma peregrinação aos túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Do latim, o termo quer dizer “no limiar dos apóstolos”. Isto significa que os bispos, que hoje são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas da Basílica de São Pedro.

Dom José viaja com o segundo grupo de bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo. A peregrinação do episcopado paulista teve início, com o primeiro grupo de bispos, no dia 19 de setembro e ocorre, com o segundo grupo, a partir do dia 26 de setembro até 1º de outubro.

A visita realizada pelo episcopado paulista é um momento de comunhão eclesial com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo. O encontro com o Sumo Pontífice está previsto na agenda, assim como visitas aos Dicastérios da Cúria Romana e celebrações nas quatro basílicas papais.

Segundo Dom José, em vídeo gravado onde ele explica a Visita Ad Limina Apostolorum, o encontro com o Papa está previsto para o dia 29 de setembro, dia de São Miguel Arcanjo, ocasião em que Dom José estará “rezando por todos os diocesanos”. O vídeo pode ser acessado no canal da Diocese de Limeira no Youtube (/Diocese de Limeira).

A cada cinco anos, conforme previsto no Código de Direito Canônico (Cân 399 – § 1), acontece essa peregrinação dos bispos a Roma. A Visita Ad Limina Apostolorum também está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação das (arqui)dioceses ao Santo Padre e uma explanação sobre a situação da Igreja local.

Já são dois anos de espera por essa Visita Ad Limina Apostolorum. Essa peregrinação, que ocorre neste segundo semestre de setembro e início de outubro, estava marcada inicialmente para 2020 e foi cancelada em virtude da pandemia do Covid-19.

Entenda a estrutura dos regionais

A Brasil está dividido, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 19 regionais. Cada regional é divido em Sub-regiões Pastorais (Províncias), que são formadas por um grupo de dioceses.

O Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o Estado de São Paulo, é formado por sete Sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba, onde estão inseridas as seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado.

Diocese de Limeira

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira