Caráter evangelizador da comunicação pauta reunião dos bispos paulistas em Roma
Publicado em: 28/09/2022

Segundo o prefeito do Dicastério para a Comunicação, o jornalista Paolo Ruffini, o departamento foi criado para reforçar a natureza evangelizadora no âmbito comunicacional. Para que as equipes da Pascom e os Departamentos Diocesanos de Comunicação “abracem o mandado missionário de Jesus Cristo de levar a Boa Nova a todos os povos” que o Regional Sul 1 da CNBB se esforça na animação pastoral, indicou o relator do encontro, dom Sérgio Aparecido Colombo

IGREJA E COMUNICAÇÃO

“Alegramo-nos estar aqui em Roma para manifestar nossa comunhão afetiva e efetiva com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco, e com os dicastérios que servem à unidade da Igreja, como também à organização”, iniciou o discurso do bispo diocesano de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo, ao prefeito do Dicastério para a Comunicação na tarde de hoje, dia 28, cumprindo a última programação do dia para a Visita Ad Limina 2022.

O bispo, que também é referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), indicou, na relatoria, que não há realidade que possa romper o profundo elo entre Igreja e comunicação que “encontra sua fundamentação na salvação trazida por Jesus Cristo, que é essencialmente um ato de comunicação”.

Na partilha, o jornalista Paolo Ruffini, prefeito do departamento romano, explicou que o “Dicastério foi criado para administrar e articular os diversos órgãos da Santa Sé”, e para reforçar, principalmente, a natureza de evangelização e de testemunho eclesial no âmbito comunicacional.

Neste sentido, o bispo diocesano de Bauru, dom Rubens Sevilha, OCD, agradeceu os colaboradores do departamento de comunicação da Cúria Romana pelos serviços oferecidos às dioceses do mundo, destacando o Vatican News.

PASTORAL E TESTEMUNHO

As necessidades de atualização das fontes nos sites diocesanos e de divulgar a vida das pessoas e das comunidades foram temas tratados pelo episcopado na reunião. Segundo dom José Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, o encontro evidenciou ao episcopado paulista “que a comunicação na Igreja deve ter um caráter essencialmente pastoral, sem desconsiderar sua dimensão profissional”.

Dom Sérgio afirmou também que o objetivo pastoral do campo comunicacional no Regional Sul 1 é justamente criar, nas arquidioceses e dioceses, “um vínculo de colaboração mútua, para a efetivação da atividade pastoral, e também do trabalho institucional de comunicação, para que juntos, Pascom e Departamentos de Comunicação institucionalizados, abracem o mandado missionário de Jesus Cristo de levar a Boa Nova a todos os povos!”, concluiu.

O empenho das emissoras de rádio e de TV com inspiração católica também foi evidenciado no encontro, respectivamente, pelos bispos de Piracicaba e de São José do Rio Preto, dom Devair Araújo da Fonseca e dom Antônio Emídio Vilar, SDB.

Amanhã, dia 29, os bispos paulistas se encontrarão em audiência com o Papa Francisco.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

#CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina

Fotos: Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB