Ação “Conhecendo a visão 20/20” é realizada na Paróquia São José Operário no dia Mundial dos Pobres
Publicado em: 18/11/2022

No dia 13 de Novembro de 2022, VI Dia Mundial dos Pobres, foi realizada na Paróquia São José Operário, a ação “Conhecendo a visão 20/20” por Alex Simas que está cursando o bacharelado em óptica e optometria, em conjunto com o Grupo Renascer – Cozinha Solidária. A Ação teve esse nome, pois o termo (visão 20/20) é amplamente utilizado pelos os profissionais da visão, sobre acuidade visual considerada normal.

O Dia Mundial dos Pobres foi criado em nossa Igreja pelo Papa Francisco, com o objetivo de despertar as comunidades cristãs para que se empenhem na criação de momentos de encontro, de solidariedade e de ajuda concreta (cf. Mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres, 2017). E assim aconteceu mais uma vez em nossa Comunidade. Essa ação beneficiou as famílias que já são assistidas pela Paróquia São José Operário, com a entrega das cestas básicas feitas com os alimentos doados pelos nossos paroquianos (sempre no 2º Domingo de cada mês); e das marmitas com as refeições preparadas pelo Projeto Renascer – Cozinha solidária (entregues todas as quartas-feiras). A ação deste Domingo fez parte do curso superior de bacharel em óptica e optometria que Alex L. Simas está realizando.

Inclusive, também neste dia, aconteceu a partilha do Evangelho do Domingo, como sempre acontece e foram entregues pelos nossos Ministros Leigos e Leigas as cestas básicas para o mês de Novembro, junto com a dúzia de ovos compradas com o dinheiro da dimensão social do nosso Dízimo.

Ao todo, foram beneficiadas quinze famílias e foram atendidas vinte e seis pessoas. Participaram desta iniciativa famílias inteiras, com seus filhos e netos. Destes atendimentos foram identificados dois casos mais graves, que exigiram um encaminhamento para profissionais oftalmológicos da cidade. Os integrantes do Grupo Renascer, em conjunto com Alex Simas e com a ajuda da Paróquia São José Operário, já tomaram as providências para maior rapidez e solução destes casos.

Durante a Missa celebrada na Basílica de São Pedro no mesmo dia, Papa Francisco fez uma exortação em sua homilia: “Amados por Ele, decidamo-nos a amar os filhos mais descartados. Ali está o Senhor. (...) E o teu coração, tem sempre um lugar livre para tais pessoas? O meu coração tem um lugar livre para tais pessoas? Ou estamos tão atarefados com os amigos, os eventos sociais, as obrigações, que nunca temos um lugar livre para tais pessoas? Cuidemos dos pobres, em quem está Cristo, que Se fez pobre por nós (cf. 2 Cor 8, 9)” (Homilia do 33º Domingo do Tempo Comum, 13 de Novembro de 2022).

Agradecemos de coração a iniciativa do Grupo Renascer e do profissional Alex Lisi Simas, que realizaram essa linda ação de atenção, proximidade e carinho para com as famílias assistidas em nossa Paróquia. Deus seja louvado em cada ação de solidariedade que promove a partilha e que enchem nosso mundo de esperança tanto para quem ajuda como para quem é ajudado.

Fotos: Sonia e Ronaldo

Texto: Padre Arlindo José Vicente Jr – pároco (com informações do Grupo Renascer)