No dia de Santa Cecília, Vatican News começa série especial sobre a música na liturgia
Publicado em: 22/11/2022


Vatican Media


Para valorizar o papel fundamental da música na liturgia, o Vatican News preparou uma série de três vídeos que será publicada a partir desta terça-feira (22) nas redes sociais. Na primeira reportagem, a história de Santa Cecília, para, nas outras duas, dar espaço a entrevistas inéditas com o monsenhor Pavan, diretor brasileiro do coro da Capela Sistina, e com Delphim Rezende Porto, diretor de música da Catedral da Sé de São Paulo.

Neste dia 22 de novembro a Igreja celebra a memória de Santa Cecília. Ela é conhecida por ser a padroeira dos músicos. Para celebrar esta gloriosa mártir e para valorizar o papel fundamental da música, e consequentemente dos músicos, na liturgia, o Vatican News preparou três vídeos que serão publicados, a partir de desta terça-feira (22), nas redes sociais.

 

A Basílica de Santa Cecília, em Roma

A Basílica de Santa Cecília, em Roma

O primeiro vídeo conta a história de Santa Cecília, tendo como pano de fundo sua Basílica, no bairro de Trastevere, em Roma. Dentre os elementos deste vídeo, destaca-se a estátua que retrata o martírio desta santa, que está sobre o seu túmulo, onde, através da posição dos seus dedos, Cecília professou sua fé no Deus uno e trino, motivo pelo qual ela foi martirizada.

A música não é decoração, mas elemento fundamental

No segundo vídeo, que será publicado na quarta-feira, 23 de novembro, será apresentada uma entrevista inédita com o monsenhor Marcos Pavan, brasileiro de São Paulo, maestro do Coro Pontifício (Coral do Vaticano). Ele contará sobre seu envolvimento com a música, como veio para Roma e como se tornou maestro deste coral que anima as missas presididas pelo Papa. Destaca-se a mensagem que monsenhor Pavan enviou no final do vídeo:

“A mensagem que eu deixo para os músicos das paróquias do Brasil é que estudem, aprofundem a música litúrgica, porque a música é uma dimensão essencial da liturgia católica e quando não tem música na liturgia nada pode substituí-la, porque a música é uma linguagem que Deus colocou no coração do homem. A gente sabe que a palavra de Deus, através da música, entra muito mais profundamente do que apenas através da palavra falada. E isso é uma prova que desde sempre, desde a última ceia, Jesus em vez de recitar ele certamente cantou a oração de ação de graças e desde então a liturgia católica sempre foi cantada. A música não é uma decoração, a música não é um fundo musical, a música é um elemento fundamental da liturgia.”

Monsenhor Marcos Pavan, o diretor brasileiro do coro da Capela Sistina

Monsenhor Marcos Pavan, o diretor brasileiro do coro da Capela Sistina

No terceiro e último vídeo, que será publicado na quinta-feira, 24 de novembro, o maestro Delphim Rezende Porto, diretor de música da Catedral da Sé de São Paulo, partilhará sua experiência pessoal com a música e contará sobre como se desenvolvem as atividades musicais nesta Catedral:

“Aqui a gente tem a chance de promover uma música litúrgica em que a assembleia é a protagonista. Eu, como maestro nesta igreja, tenho me esforçado, junto com o padre Weber,  que é meu companheiro de trabalho, fazer com que o nosso povo possa cantar uma música boa, acessível, e esse talvez seja o grande diferencial do trabalho que a gente faz nesse espaço.”

Delphim Rezende Porto, diretor de música da Catedral da Sé de São Paulo

Delphim Rezende Porto, diretor de música da Catedral da Sé de São Paulo

Padre Pedro André, SDB – Vatican News