Diocese de Limeira realiza Assembleia Diocesana de Pastoral
Publicado em: 25/11/2022

Veja fotos da Assembleia na página da Diocese de Limeira no Facebook.

Tendo em vista o 8º Plano Diocesano de Pastoral, a Diocese de Limeira realizou no sábado, dia 19 de novembro, a Assembleia Diocesana de Pastoral.

Cerca de 400 participantes, entre o clero diocesano, religiosas, seminaristas, assessores, coordenadores e agentes de pastoral, representantes das 99 paróquias da Diocese de Limeira, estiveram reunidos no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Americana, num dia de espiritualidade, formação e trocas de experiências.

A coordenação das atividades do dia foi realizada pelo padre Ricardo Aparecido dos Santos – Coordenador de Pastoral da Diocese de Limeira, e a assessoria da Assembleia foi conduzida pelo padre Antônio Lisboa, professor da PUC – São Paulo e pertencente ao clero da arquidiocese de São Paulo.

Na abertura da Assembleia, Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, fez uma reflexão sobre a Parábola dos Talentos (Mateus 25,14-30), uma exortação aos discípulos de Jesus a usar seus dons dados por Deus a serviço de Deus e a assumir riscos pela causa do Reino de Deus.

Dom José chamou a tenção de todos sobre a fidelidade a Deus, que deve ter o cristão, diante dos desafios atuais da sociedade, tais como a fragilização da família, a linguagem específica aos jovens, a pobreza social entre outros, numa busca constante de novos meios para anunciar o evangelho, “encarando de frente uma vigente crise ética, que acaba afastando as pessoas da prática sacramental”.

Ao final de sua reflexão, dom José destacou a importância da solidariedade e do testemunho no contexto eclesial, apontando a Assembleia Diocesana como sendo um momento de discernimento espiritual. “Não é autentica a experiência religiosa que não se concretiza na solidariedade, no amor ao próximo. É importante sermos resilientes e criativos, sem desanimar e sermos covardes. Somos chamamos a dar o testemunho de Cristo com criatividade. A assembleia é um momento de discernimento espiritual. É o Espirito Santo que fala através das pessoas... se busca a vontade de Deus através da ação do espirito santo. É pra isso que estamos aqui. Hoje, faremos aqui um discernimento coletivo, para ter o que é melhor para nossa diocese, para sermos fiéis ao Senhor e fazer frutificar os talentos da diocese”, concluiu.

A Assembleia e os encaminhamentos

Padre Ricardo dos Santos explica que a Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Limeira teve como objetivos “ser um momento de comunhão eclesial e de acolher as inspirações do Espírito do Senhor em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Ele também destaca que “a Igreja, no processo de evangelização, identificou quatro pilares, à semelhança dos que sustentam uma casa, à saber: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária”.

No processo, para se chegar a Assembleia Diocesana, cada Forania, através dos Conselhos de Pastoral Paroquial – CPP, teve a oportunidade de refletir sobre cada um dos pilares da evangelização. Neste sentido, se tornou possível no momento da assembleia serem escolhidos, dentre os desafios elencados pelas paróquias da diocese, três grandes encaminhamentos que servirão de farol para elaboração e criação do 8º Plano de Pastoral Diocesano, sendo eles:

Pilar da Palavra

Bíblica da Pastoral através da Leitura Orante da Bíblia.

Iniciação a Vida Cristã com atenção especial ao sacramento da Crisma – Juventude.

Formação Bíblica – Paroquial e Diocesana.

Pilar do Pão

Priorizar a dimensão da Acolhida na celebração dos sacramentos.

Zelar pela qualidade da Pregação da Palavra na liturgia e nos encontros pastorais.

Valorizar a Espiritualidade através da Formação Litúrgica e do conhecimento do Espaço Sagrado.

Pilar da Caridade

Fé e Vida – Espiritualidade centrada na capacidade de amar a Deus e ao Próximo, superando a cultura do mundanismo.

Priorizar as Pastorais da Visitação: Saúde, Crianças, Idosos e Famílias.

Priorizar as ações sociais com as famílias carentes através dos trabalhos: Ação Vicentina, Almoços solidários, Campanhas de doações de cestas básicas – Reestruturando a Cáritas Diocesana.

Pilar da Ação Missionária

Valorizar a Ação Missionária através da Espiritualidade Batismal e da Promoção da Cultura do Encontro

Incentivar uma Pastoral Orgânica que favoreça um estado permanente de missão em toda a Igreja.

Promover o Anúncio Explicito da Boa Nova – Querigma, através de um roteiro diocesano que passe pelo: Diálogo, apresentação da Palavra e Oração.

Missa de envio

Encerrando a Assembleia Diocesana de Pastoral, Dom José Roberto presidiu a Celebração Eucarística com o rito de envio. Um momento de muita espiritualidade onde todos os presentes puderam se alimentar da fonte viva da Palavra de Deus, através do Evangelho de Jesus Cristo.

Antes da benção final, dom José destacou esse significativo dia para a diocese de Limeira. “Minha gratidão pela presença de todos que formam o povo de Deus nesta Igreja Particular de Limeira. Os padres, os leigos, os diáconos, os nossos seminaristas. Foi muito bom o dia de hoje. Foi um dia abençoado. Que seja um marco para a diocese de Limeira o dia 19 de novembro de 2022. Um recomeço pastoral para a nossa diocese. Que Deus vos abençoe”, concluiu.

Fotos: Neuza - Basílica Santo Antônio de Pádua, de Americana

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira