Papa renova o Conselho de Cardeais. Um dos membros é brasileiro
Publicado em: 07/03/2023


Vatican Media


Os membros do novo C9 são os cardeais Parolin, Vérgez Alzaga, Ambongo, Gracias, O'Malley, Omella, Lacroix, Hollerich e da Rocha. O secretário é o dom Mellino. A primeira reunião do novo Conselho está marcada para 24 de abril.

O Papa Francisco renovou o Conselho de Cardeais, o chamado C9, pois o mandato do anterior expirou. O Pontífice nomeou os membros do novo Conselho: são os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; e Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, Bahia.

O secretário da comissão é dom Marco Mellino. A próxima reunião do Conselho será no dia 24 de abril, às 9h, na Casa Santa Marta. A última reunião do Conselho, realizada em dezembro do ano passado, foi dedicada, entre outros temas, à fase continental do Sínodo em andamento. A primeira reunião foi realizada de 1° a 3 de outubro de 2013.

O Conselho de Cardeais foi instituído pelo Papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 com a tarefa de auxiliá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março do ano passado. O Conselho de Cardeais - lê-se no Quirógrafo – é entendido como "uma expressão ulterior da comunhão episcopal e do auxílio ao munus petrinum que o Episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer".

Vatican News