Diocese de Limeira realiza Projeto de Inventário de Bens Culturais Eclesiásticos inédito no Brasi
Publicado em: 06/04/2017



Paroquia Nossa Senhora Assunção, Cordeiróplis

Atividade é desenvolvida com uma metodologia própria e resgata a história das paróquias da Diocese de Limeira

Desde o primeiro semestre de 2016, a Diocese de Limeira, SP, desenvolve um importante Projeto de Inventário de Bens Culturais Eclesiásticos.

A ação visa fazer um levantamento das imagens, mobiliário, documentos, paramentos, objetos sacros, além de uma infinidade maior de tipos que incluem, inclusive, objetos pessoais legados pelos religiosos da diocese. 

Segundo João Paulo Berto, Historiador com ênfase em Patrimônio Cultural e Doutorando em História da Arte (IFCH/UNICAMP), um dos responsáveis pelo projeto, a “atividade é imprescindível para a preservação de tão importantes bens que narram não só a história das paróquias e das cidades em que se encontram, mas também documentam as relações dos homens para com a fé e as artes; além de apoiarem, de modo significativo, a atividade evangelizadora da Igreja”. 

O iniciativa, em nível diocesano, inédita no Brasil, trabalha com o estudo e desenvolvimento de uma metodologia própria capaz de  ressaltar a especificidade dos bens culturais eclesiásticos, cuja dimensão extrapola o domínio das igrejas. A metodologia usada cruza elementos das áreas da museologia e arquivologia, com as normativas emanadas pela própria Igreja. Esses elementos, que ajudam a recontar a história da Igreja e a manter as identidades das comunidades em determinadas porções particulares, neste caso as paróquias, são dos mais diversos tipos e suportes.  

Nesta etapa, estão sendo inventariados os acervos de bens móveis e integrados, que vão de imagens sacras a vestuário de uso diário dos sacerdotes, por exemplo, além de objetos litúrgicos, de uso doméstico, mobiliário, entre outros. Estes bens, contudo, não se misturam com os bens ditos patrimoniais, cuja especificidade é outra.

O inventário propõe uma atividade constante, por isso está centrado na ação dos leigos que atuam nas comunidades. Para isso, a Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira realiza oficinas de reciclagem periódicas para instruir os leigos no preenchimento das fichas.

Para o padre João Delmiglio, Assessor Eclesiástico da Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese, “os bens culturais que a Diocese de Limeira possui, ajudam, com certeza, a explicar e entender com muito mais facilidade a história da diocese”.

Toda esta proposta está ligada à criação do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira, uma instituição diocesana que terá a função de, junto com as paróquias, legítimas responsáveis pelos conjuntos, preservar e difundir estes materiais, tão importantes para a manutenção e resgate de da história da Igreja no interior paulista.

O projeto conta com a supervisão do Prof. Dr. Marcos Tognon, professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH/Unicamp). Para ele, “iniciativas como o Inventário do Patrimônio Sacro da Diocese de Limeira colabora, decisivamente, para o conhecimento e a disseminação dos valores artísticos relacionados às práticas litúrgicas, ao culto popular e à construção dos espaços católicos, mas, também, para a consolidação de metodologias da área, para uma maior coesão da comunidade ativa em cada paróquia, e, para aprofundar a compreensão da história de nossos municípios e regiões paulistas, marcadamente geminada com a presença da Igreja desde os tempos coloniais”.  

Nesta primeira etapa, o inventário está sendo feito em 7 cidades (10 paróquias) da Diocese: Americana – Basílica de Santo Antônio de Pádua; Araras – Basílica Nossa Senhora do Patrocínio; Cordeirópolis – Paróquia Nossa Senhora da Assunção; Cosmópolis – Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Santa Gertrudes; Leme – Paróquia São Manoel; Limeira – Paróquia Nossa Senhora das Dores, Igreja da Boa Morte e Paróquia São     Sebastião; Pirassununga – Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos.

Todo o trabalho estará disponível, em breve, em um portal online da Diocese, http://bensculturais.diocesedelimeira.org.br, criado especificamente para este fim.

 

 


Paróquia São Manoel, Leme


Igreja Boa Morte, Limeira


Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga

Foto: Monique Souza/Jornal O Movimento


Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga

Foto: Monique Souza/Jornal O Movimento


Basílica Nossa Senhora do Patrocínio - Araras


Basílica Nossa Senhora do Patrocínio - Araras

 

Marco Antonio Erbeta
Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira

João Paulo Berto
Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira