História

No início da década de 70, começou-se a pensar no desmembramento de uma parte da Arquidiocese de Campinas, onde o crescimento era rápido e tornava-se difícil à presença do pastor, o Arcebispo Metropolitano, junto a todas as comunidades.

Idealizou-se a criação de uma Diocese na região norte da Arquidiocese, que abrangia os seguintes municípios: Americana, Analândia, Araras, Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis,, Cosmópolis, Descalvado, Iracemápolis, Leme, Limeira, Nova Odessa, Pirassununga, Porto Ferreira e Santa Cruz da Conceição.

Foi formada uma comissão composta de párocos da região norte da Arquidiocese e presidida pelo Monsenhor Luiz Pessoto, para estudar e encaminhar o assunto. Muitas reuniões foram feitas e a equipe responsável, assessorada por técnicos, promoveu um amplo levantamento sócio-econômico-religioso da região, visitando todas as paróquias e comunidades, produzindo um trabalho escrito de grande valor histórico, que, posteriormente, foi enviado a Santa Sé.

O então Arcebispo de Campinas, Dom Antonio Maria Siqueira, na Assembléia dos Bispos do Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Itaici, município de Indaiatuba, em maio de 1974, pediu o parecer dos Bispos do Estado de São Paulo, que foi favorável, por unanimidade, à criação da nova Diocese. O Arcebispo escreveu, então, ao Santo Padre, o Papa Paulo VI, em 15 de agosto de 1975, nestes termos: “Prostados ante Vossa Santidade e implorando benção, venho trazer o pedido de criação de uma nova Diocese, desmembrada da nossa Arquidiocese de Campinas, no Estado de São Paulo”.

No dia 29 de abril de 1976, Sua Santidade o Papa Paulo VI, atendendo o pedido criou através da Bula Pontifícia “De Superna”, a Diocese de Limeira, no Estado de São Paulo, Brasil, com território desmembrado da Arquidiocese de Campinas e da Diocese de Piracicaba.

Sua instalação aconteceu no dia 25 de junho de 1976, em cerimônia memorável, com solene celebração eucarística, presidida por Dom Carmine Rocco, na época Núncio Apostólico no Brasil, com a participação marcante de bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e grande presença de fiéis.

Nesta missa, foi também ordenado e empossado o primeiro Bispo de Limeira, Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR.

Limites Territoriais

A Diocese de Limeira compreende desde sua criação uma região localizada no Centro-Leste do Estado de São Paulo. Limita-se com as Arquidioceses de Campinas (SP) e de Ribeirão Preto (SP) e com as Dioceses de Amparo (SP), Piracicaba (SP), São João da Boa Vista (SP) e São Carlos (SP).

Seu território compreende uma área de 4.933,5 km2 e sua população segundo o ultimo recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística concluído em 2000 é de 949.059 habitantes. A Diocese de Limeira está dividida em cinco foranias: Nossa Senhora do Belém, Nossa Senhora do Patrocínio, Santa Gertrudes, Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora das Dores.