Secretariado de Pastoral

Pe. Ricardo Aparecido dos Santos - Coordenador Diocesano de Pastoral
E-mail: ricardo.santos@diocesedelimeira.org.br

O 7º Plano de Pastoral de Diocese de Limeira tem por único objetivo contribuir com aquilo que é essencial para a Igreja, a missão de Evangelizar. Para tanto, o texto organiza-se em três partes.

A Parte 1 apresenta um breve histórico da caminhada diocesana para fundamentar as iniciativas pastorais desse 7º Plano em uma renovada eclesiologia da diocesaneidade, que faz a opção pela conversão pastoral e pela decorrente renovação missionária da estrutura paroquial que, enquanto “comunidade de comunidades”, está inserida nesta porção do povo de Deus na Diocese de Limeira.

A Parte 2 apresenta um “ver-já-julgando”. A percepção da realidade diocesana, o “ver”, foi realizada processualmente com o nosso povo nos Conselhos de Pastoral Paroquial (CPP) e nos Conselhos Regionais de Pastoral (CRP). Nesses houve a oportunidade de debates sobre os desafios e luzes que a época contemporânea apresenta para o ministério pastoral. Tudo foi conduzido para a Assembleia Diocesana em que nosso povo se reuniu em grupos para “julgar/avaliar” à luz da Palavra o contexto em que nos inserimos, findando por identificar de maneira consensual os desafios para ação evangelizadora em nossa Diocese em três dimensões: a realidade urbana, a conversão pastoral e a promoção da comunhão e da unidade.

A Parte 3 apresenta o “agir” evangelizador através de uma práxis pastoral que privilegie o caráter missionário da comunidade paroquial que, na dinâmica da “comunhão e participação”, não pode prescindir da vida diocesana. Esse Plano de Pastoral se articula às cinco urgências da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc. da CNBB 102) e apresenta cinco prospectivas, em termos de pista de ação, a partir da nossa realidade, intencionando concretizar que a Igreja diocesana esteja em estado permanente de missão, seja casa da iniciação à vida cristã, constitua-se em lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, organize-se como comunidade de comunidades e esteja a serviço da vida plena para todos.

Que o Senhor nos ajude a sermos Igreja Eucharistoùmen (damos-te graças), remetendo-nos para “aquela realidade de ação de graças, para a nova dimensão que Cristo conferiu (...) e assim receber realmente a novidade da vida e contribuir para a transubstanciação do mundo: que não seja um mundo de morte, mas de vida, um mundo em que o amor venceu a morte” .

O processo de elaboração do 7º Plano de Pastoral que culminou com a realização da Assembleia Diocesana, apresentou três grandes desafios à ação evangelizadora na Diocese de Limeira:

1- A realidade urbana;

2- A conversão pastoral (expressa numa acentuada resistência às mudanças);

3- Promover a comunhão e a unidade.

DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

2019-2023

O ideário das novas diretrizes da ação evangelizadora, através da simbologia da casa e dos quatro pilares, coloca em destaque a necessidade de uma Igreja que seja casa da Iniciação. No primeiro pilar, o da Palavra encontramos a essência de toda Iniciação à Vida Cristã. No segundo pilar, o do Pão encontramos toda a mistagogia da Iniciação à Vida Cristã na liturgia. No terceiro pilar, o da caridade, encontramos as atitudes autênticas de quem fez um verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus na Iniciação à Vida Cristã e por fim no pilar da missão aprendemos que o Iniciado à Vida Cristã é alguém que compreendeu que conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.