Paróquia Santa Luzia

Estrada Limeira Botafogo, KM 1,5 - Bairro dos Pereiras
Limeira/SP

História

Em maio de 1972, o Senhor José Tomaz de Alquino, juntamente com o Senhor Antônio Venâncio ( na época ministro da Paróquia São José) deram inicio aos encontros bíblicos, terços e catecismo, nesta época a Comunidade Santa Luzia pertencia a Paróquia São José, que tinha como Pároco Pe. Olivio Reatto. No dia 13/12/1973, é celebrada a 1ª Missa em ação de graças a Santa Luzia.
No ano de 1978, é inaugurado o salão onde passaram a realizar Missas e encontros. Em 1979, tivemos a vinda do Pe. Luis Carlos, onde permaneceu até o ano de 1985. Foi então que o Pe.Antônio Cândido Vasques assumiu como colaborador e permaneceu por um curto espaço de tempo. Em 1986, toma posse o Pe. Celso Antônio que assumiu até o ano de 1988.
No dia 1 de novembro de 1988, Pe. Mauricio Sebastião Ferreira, tomou posse como administrador paroquial. Com muita força e fé, fez a igreja crescer tanto material , como espiritualmente.
Com a chegada de Dom Ercílio Turco a Diocese de Limeira, em fevereiro de 1990, visita a Comunidade Santa Luzia e ouve de seus membros o desejo de se tornar Paróquia, desmembrando da Paróquia São José. Foi então, que no dia 18 de julho de 1990, o bispo diocesano assina o decreto de criação da Paróquia Santa Luzia, a primeira a ser criada por ele após a sua chegada na Diocese e a 11ª Paróquia da Cidade. Houve um tempo para a organização da Missa. No dia 14 de outubro de 1990, as 15h00 em Missa realizada na Igreja Santa Luzia, presidida pelo bispo e com a presença de vários fiéis, foi instalada a Paróquia Santa Luzia.
Nessa caminhada para se chegar a Paróquia, não podemos esquecer que existiam outras Comunidades ao redor da Comunidade Santa Luzia, e com a criação da Paróquia, a Comunidade Santa Luzia passou a ser a Matriz e as Comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, São João Evangelista, Santo Agostinho, Santa Catarina de Sena, Santa Edwigens, São Judas Tadeu e Santa Isabel eram comunidades da recém criada Paróquia.
Padre Mauricio sempre apostou muito na evangelização através de movimentos. Outro trabalho relevante era o assistencial , no ano de 2001, Pe. Mauricio abriu o Dispensário assistencial São Luiz Gonzaga, atualmente o Dispensário Madre Tereza de Calcutá, onde atende famílias carentes, com ajuda de cesta básica, atendimentos de profissionais da saúde, todos os serviços de forma gratuita.
No dia 27 de janeiro de 2007, Pe. Mauricio veio a falecer, deixando um imenso vazio em seu povo. Havia um seminarista que se tornou filho da Paróquia por opção na década de 90, era o jovem Ismael Vanderlei Avi, natural de cordeiro, mas que foi acolhido e encaminhado ao seminário pelo Pe. Maurício, e por capricho de Deus , foi esse jovem nomeado para cuidar do grande rebanho da Paróquia Santa Luzia. Em 22 de fevereiro de 2007 chega a Paróquia Pe. Ismael Vanderlei Avi, que assim assume a Paróquia. Padre Ismael deu continuidade aos trabalhos e permaneceu até o ano de 2013.
No dia 27 de janeiro de 2013, Padre Danilo Rodrigues, recém ordenado foi apresentado ao povo como seu novo Pároco. Desde que chegou trabalhou com carinho na condução do povo e das atividades da Paróquia. No ano de 2015, Pe. Danilo Rodrigues deu inicio ao projeto para reforma da Igreja Matriz. Padre Danilo Rodrigues permaneceu na Paróquia até junho de 2018.
Em julho do mesmo ano, Padre Sergio Fernando Ghirardello assume a Paróquia, onde permaneceu até janeiro de 2019.
Em fevereiro de 2019, toma posse Pe. Ricardo Aguiar de Araujo onde permanece conosco até hoje.
(Trechos retirados da Revista da Paróquia Santa Luzia - 25 anos)

Paróquia Santa Luzia

Rua Pedro Elias, 730