Dom Augusto Zini Filho (in memorian)
4º Bispo Diocesano | 2003 / 2006

Biografia

Dom Augusto Zini Filho nasceu em Poços de Caldas (MG), em 26 de novembro de 1932. Foram seus pais Augusto e Vitória Zini.

Fez seus primeiros estudos com os Irmãos Maristas e, posteriormente com os Salesianos. Cursou o Seminário Arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro (RJ), onde ordenou-se sacerdote aos 29 de junho de 1959.

Foi pároco de São Sebastião de Bento Ribeiro (RJ), fundador e diretor do Colégio João XXIII por vinte e dois anos.

Membro do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, do Ministério Hierárquico e cônego do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro.

Cursou Pedagogia na PUC do Rio de Janeiro e lecionou Direito Canônico na Universidade Gama Filho.

Enviado a Roma, na Itália, em 1984, fez o mestrado na Universidade Lateranense e laureou-se em Teologia pela Pontífica Universidade “Seraphicum”, defendendo a tese “A teologia da família, primeira evangelização do Brasil”.

Por sete anos trabalhou no Vaticano como oficial da Sagrada Congregação para os Bispos, onde foi agraciado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, com o título de capelão de Sua Santidade.

De volta ao Brasil em 1994, assumiu a reitoria do Seminário Arquidiocesano São José e no dia 14 de julho do mesmo ano foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo Titular de Megalópolis Proconsular e Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo ordenado no de 08 de setembro do mesmo ano.

Como Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro atuou como vigário geral e moderador da Cúria Metropolitana, sendo também animador do Vicariato Suburbano, coordenador da Linha 03 (Dimensão Catequética), professor de Teologia do ISTERJ e responsável nacional pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior.

Poliglota, falava, além do português, o inglês, francês e o italiano. Após exercer o ministério episcopal por 12 anos no Rio de Janeiro, o Papa João Paulo II o nomeou, no dia 22 de janeiro de 2003, o quarto Bispo de Limeira (SP), tomando posse no dia 16 de março do mesmo ano. Dom Augusto faleceu no dia 16 de Novembro de 2006, sendo sepultado no Cemitério Saudade de Limeira.