Na Missa do Crisma, que aconteceu nesta Quinta-feira Santa (17/04) pela manhã,  na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, foram abençoados os três óleos santos que serão usados ao longo do ano litúrgico nas paróquias da diocese:

Óleo dos Enfermos: usado no sacramento da Unção dos Enfermos, para fortalecer e confortar os doentes; Óleo dos Catecúmenos: utilizado no rito do Batismo, ungindo o peito dos catecúmenos como sinal de força e preparação para a vida cristã;  Santo Crisma: uma mistura de óleo de oliva e bálsamo, consagrado pelo bispo, que é usado no Batismo (após a água), na Crisma (na fronte dos confirmandos), e na ordenação de presbíteros e bispos (nas mãos e na cabeça, respectivamente). O Crisma simboliza a efusão do Espírito Santo e a configuração a Cristo.

Montagem das caixinhas e entrega às paróquias:

Após a bênção solene proferida pelo bispo diocesano durante a Missa do Crisma, os óleos, cuidadosamente acondicionados em âmbulas separadas, são levados a uma sala previamente preparada e acondicionada para recebê-los.

A montagem das caixinhas para as paróquias é organizada pelos colaboradores da Mitra Diocesana de Limeira. Esse processo envolve:

Preparação de recipientes menores: Os óleos abençoados são transferidos das âmbulas maiores para recipientes menores, que são entregues às paróquias. Estes recipientes devem ser adequados para armazenar óleos e possuir tampas seguras para evitar vazamentos.

Identificação dos frascos: Cada frasco é claramente identificado com o nome do óleo que contém (Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos, Santo Crisma). Isso é crucial para garantir o uso correto de cada óleo nos respectivos sacramentos.

Organização das caixinhas: Os frascos dos três óleos são reunidos em caixinhas para cada paróquia. O número de caixinhas e a quantidade de óleo em cada frasco são definidos pela equipe antecipadamente, diante das necessidades pastorais de cada paróquia da diocese.

Embalagem: As caixinhas são embaladas de forma segura para o transporte, geralmente em caixas ou recipientes resistentes para evitar danos durante a entrega.

A entrega das caixinhas  às paróquias ocorre após a Missa do Crisma. Os próprios padres se dirigem à “sala de entrega” para receber os suas caixinhas.

Uma vez recebidos nas paróquias, os óleos abençoados são guardados com reverência em um local apropriado, geralmente no sacrário ou em um armário seguro na sacristia, prontos para serem utilizados na celebração dos sacramentos ao longo do ano na comunidade diocesana.

Este ano, além dos colaboradores da Cúria Diocesana de Limeira, o trabalho de montagem e entrega das caixinhas contou com a participação dos colaboradores do Centro Diocesano de Limeira (CDL) e da colaboradora que trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Limeira.

Marco Antônio Erbeta
Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira

 

Última modificação: 17 de abril de 2025
Fechar