Missa em Analândia, no dia 2 de setembro, marca o início da nova frente de atuação pastoral, inspirada na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco

A Diocese de Limeira dará início oficialmente à Pastoral da Ecologia Integral com a criação do Núcleo Diocesano, em missa que será celebrada no dia 2 de setembro, às 19h30, na Paróquia Sant’Ana, em Analândia. A iniciativa amplia a atuação da Igreja no cuidado com a Casa Comum e propõe uma abordagem que vai além das questões relacionadas exclusivamente ao meio ambiente.

A proposta de criação do núcleo foi apresentada ao clero diocesano durante a Reunião Geral do Clero, realizada na manhã desta quinta-feira (20), no Centro Diocesano de Limeira (CDL). O Núcleo Diocesano terá como assessor eclesiástico o padre Isaías Daniel e contará com a colaboração de leigos de diferentes cidades da Diocese de Limeira.

Inspirada na Encíclica Laudato Si’, publicada pelo Papa Francisco em 2015, a Pastoral da Ecologia Integral parte da compreensão de que os desafios ambientais estão diretamente relacionados às questões sociais, econômicas, culturais e espirituais. O conceito de “Ecologia Integral”, utilizado pelo próprio Papa, contempla diferentes dimensões da vida e das relações humanas.

A proposta, portanto, não se limita a ações como preservação de áreas verdes, reciclagem ou conscientização ambiental. O cuidado com a criação é compreendido dentro de uma visão mais ampla, que considera também a dignidade humana, a justiça social, a solidariedade e as condições de vida das populações, especialmente das mais vulneráveis.

De acordo com o Guia de Organização da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB, a missão da pastoral é unir fé e compromisso socioambiental, promovendo uma espiritualidade ecológica, a justiça socioambiental e uma conversão que envolva tanto as atitudes pessoais quanto os estilos de vida e as próprias estruturas da sociedade.

Uma visão integrada da realidade

A expressão “Ecologia Integral” ganhou espaço na Igreja justamente por ampliar a compreensão tradicional sobre ecologia. Segundo o documento do Regional Sul 1, o conceito utilizado pelo Papa Francisco na Laudato Si’ abrange dimensões como economia, cultura, espiritualidade, antropologia e relações sociais.

Essa perspectiva está relacionada a uma das ideias centrais da Encíclica: a compreensão de que “tudo está interligado”. Dessa forma, os problemas ambientais não podem ser analisados de maneira isolada dos problemas sociais. A degradação da natureza, a pobreza, os modelos econômicos, os hábitos de consumo e as relações entre as pessoas fazem parte de uma mesma realidade.

O Guia também destaca que a Pastoral da Ecologia Integral deve mobilizar paróquias, pastorais, movimentos e organismos da Igreja na construção de uma sociedade mais justa, pautada pela ética e pela solidariedade socioambiental.

Da reflexão para a ação

Com a criação do Núcleo Diocesano, a proposta é transformar essa reflexão em ações concretas a partir da realidade da Diocese de Limeira. O documento do Regional Sul 1 orienta que a organização da pastoral considere as necessidades ambientais e sociais de cada território e utilize o método de “ver, julgar/iluminar/discernir e agir” para planejar suas iniciativas.

Entre as linhas de atuação previstas estão a formação, a ação e a comunicação. A formação busca promover uma espiritualidade ecológica e estimular mudanças nos estilos de vida; a ação prevê iniciativas socioambientais em parceria com pastorais, movimentos e também com a sociedade; e a comunicação tem o objetivo de ampliar a conscientização sobre as questões ambientais.

A pastoral também possui caráter interdisciplinar. O Guia destaca que seus agentes podem ter diferentes formações e experiências, não sendo necessário que todos tenham atuação profissional diretamente ligada às ciências ambientais. A diversidade de conhecimentos é considerada importante para compreender a complexidade dos desafios relacionados à Ecologia Integral

Cuidado com a Casa Comum

A criação do Núcleo Diocesano da Pastoral da Ecologia Integral coloca a Diocese de Limeira em sintonia com um movimento que vem se fortalecendo na Igreja Católica e no Estado de São Paulo.  A nova pastoral pretende, assim, contribuir para que o cuidado com a Casa Comum seja incorporado à vida das comunidades, não apenas como uma preocupação ambiental, mas como parte da própria missão da Igreja.

A criação do núcleo será marcada pela celebração da Missa no dia 2 de setembro, às 19h30, na Paróquia Sant’Ana, em Analândia. O momento dará início a uma caminhada que busca integrar fé, cuidado com a criação, justiça social e responsabilidade diante das atuais e futuras gerações.

Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira

 

Última modificação: 21 de agosto de 2026
Fechar