Na manhã desta sexta-feira (9), o bispo diocesano de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau, reuniu-se com jornalistas na Cúria Diocesana para comentar a eleição do novo pontífice, o Papa Leão XIV. O encontro contou com a presença do padre Cássio Roberto Rossette, Vigário Geral da Diocese de Limeira, e do padre Diego Miquelotto, Coordenador Diocesano de Pastoral.

Durante a conversa, Dom José destacou o perfil do novo papa, descrevendo-o como “um homem muito atinado com os dias de hoje” e mencionou que ainda é cedo para compreender completamente a linha de trabalho que será adotada por Leão XIV. Ele lembrou que o cardeal Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, estaria assessorando a Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cancelada este ano em virtude da morte do Papa Francisco.

O padre Diego Miquelotto ressaltou o significado simbólico do nome escolhido: “O nome Leão remete ao trabalho do Papa Leão XIII, o que pode indicar uma linha pastoral “voltada para questões sociais.” Já o padre Cássio Roberto Rossette enfatizou que ainda há muitas especulações, mas afirmou que o novo papa parece ter um olhar social importante, destacando sua atuação anterior em uma das regiões mais pobres do Peru.

Além disso, Rossette lembrou que o pontífice é da ordem agostiniana, o que pode influenciar sua forma de conduzir a Igreja destacando que o “fato de ter sido eleito rapidamente também demonstra a unidade da Igreja neste momento”.

O Papa Leão XIV foi eleito na tarde de ontem, dia 8 de maio. Já na manhã desta sexta-feira, celebrou missa com os cardeais na Capela Sistina, dando início ao seu pontificado com um gesto de comunhão e oração conjunta.

Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira

Última modificação: 9 de maio de 2025
Fechar