Redes sociais: ENTUSIASMO PARA TRANSMITIR O EVANGELHO!

Entre os dias 8 e 12 de setembro, o clero da Diocese de Marília esteve em Agudos (SP) para o Retiro Anual dos ministérios ordenados. Ao todo, 64 padres diocesanos, nove padres religiosos e três diáconos transitórios participaram da semana de espiritualidade que foi conduzida pelo bispo diocesano de Limeira (SP), Dom José Roberto Fortes Palau.

Ao longo dos dias, o pregador do retiro espiritual discorreu sobre a dimensão do cálice na vida dos presbíteros a partir da pergunta de Jesus aos discípulos no Evangelho de São Mateus (20, 22), com destaque ao silêncio, à vida de oração e aos desafios que a realidade atual impõe à ação evangelizadora e ao ministério sacerdotal.

OLHAR PARA O FUTURO COM ESPERANÇA!

“A Igreja é a comunidade daqueles que experimentam a misericórdia”, afirmou Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, na manhã de hoje, dia 12, durante a Missa de encerramento do retiro, ao enfatizar a importância dos dias de reclusão do clero, no Seminário Santo Antônio, para a intimidade com Jesus e a vivência da fraternidade presbiteral. Por ocasião da memória do Nome de Maria, proposta para a liturgia do dia, o bispo de Marília confiou à intercessão da Mãe de Deus o presbitério e a ação pastoral na Diocese.

“Não me recordo de um pregador que tenha falado tanto das experiências vividas”, afirmou Dom Luiz ao agradecer o bispo de Limeira pela condução do retiro espiritual e, a partir das reflexões de Dom José ao longo da semana, concluiu: “obrigado por nos ajudar a entender que olhar para o futuro com esperança equivale a ter uma vida de entusiasmo para transmitir o Evangelho”.

A conclusão do retiro foi marcada pelo aniversário de 40 anos de ordenação sacerdotal do Pe. José Ribeiro da Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio, de Junqueirópolis, e pela presença do bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini que, na ocasião, completou 43 anos de ordenação episcopal. “Que Deus abençoe o senhor com saúde; que sua jornada seja iluminada pela graça de Deus e que seu coração continue a arder por amor ao Senhor, à Igreja e à Diocese de Marília”, desejou Dom Luiz ao seu antecessor!

O Pe. Marcos Alves, do clero de Guarulhos (SP), coordenador estadual da Pastoral Carcerária (PCr), também participou do encerramento do retiro espiritual e convidou os padres e diáconos ao apostolado junto às unidades prisionais paulistas. Amanhã, dia 13, em Marília, o sacerdote vai assessorar o Encontro da PCr das oito dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Botucatu.

Fotos: Vinícius Cruz I Departamento de Comunicação

Última modificação: 12 de setembro de 2025
Fechar