Na noite desta quinta-feira, 24 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores acolheu a Missa Jubilar da Forania Nossa Senhora das Dores, da Diocese de Limeira. A celebração, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, teve um caráter especial: foi oferecida também em sufrágio pela alma do Papa Francisco, falecido em 21 de abril deste ano.
Durante a homilia, Dom José Roberto recordou com emoção e reverência a figura do Papa Francisco, destacando seu papel como um grande pastoralista e pastor dedicado. “Francisco foi um homem do povo, com profundo carinho por cada pessoa. Um pastor que deixou marcas profundas na Igreja e no coração da humanidade”, afirmou.
O bispo destacou ainda a centralidade da misericórdia no pontificado do Papa Francisco, apontando que esta foi a grande chave de leitura de todo o seu ministério. “Ele mostrou ao mundo o rosto misericordioso da Igreja. Desde o início de seu pontificado, a palavra ‘misericórdia’ esteve no centro de sua missão. Francisco foi o papa da misericórdia”, disse Dom José.
Outros pontos destacados foram o compromisso do Papa com a educação, simbolizado pelo Pacto Educativo Global; sua eclesiologia voltada para uma Igreja missionária, sinodal e descentralizada; e sua luta pela preservação da criação, expressa de forma marcante na encíclica Laudato Si’, que influenciou até mesmo o Acordo de Paris. “Francisco chamou o mundo à conversão ecológica” lembrou o bispo.
A celebração também contou com a presença de Dom José Brandão Cabral, bispo emérito de São João da Boa Vista, que atualmente colabora pastoralmente com a Diocese de Limeira. Dom Cabral compartilhou com os fiéis momentos pessoais que viveu ao lado do Papa Francisco. Relatou que esteve duas vezes com o Pontífice: em uma delas, Francisco lhe disse para cuidar bem do rebanho que lhe foi confiado; na outra, durante um almoço com outros bispos no Vaticano, o Papa fez questão de convidá-los à sua mesa, gesto que expressa sua simplicidade e proximidade.
Dom Cabral também testemunhou a atenção e solicitude do Papa quando enfrentou problemas de saúde e apresentou sua renúncia ao bispado. “Francisco foi uma pessoa extremamente simples, com um grande coração”, disse. Ele destacou ainda que o legado do Santo Padre está na valorização da fé e na vivência comunitária. “Francisco nos ensinou a permanecer firmes na fé e próximos uns dos outros.”
A Missa Jubilar foi um momento de fé, memória e gratidão, reunindo o clero, religiosos e fiéis da Forania para render graças a Deus pelos frutos do caminho sinodal da Diocese e pela vida e missão do Papa Francisco.
Ao final da celebração, após a Oração do Jubileu, Dom José Roberto proferiu a bênção com indulgência plenária, concedida de modo especial aos fiéis presentes.
Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira
Última modificação: 24 de abril de 2025
Fechar