Formação, afeto e alegria são palavras podem resumir como foi o Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde, realizado no Domingo, 21 de Setembro de 2025, na Paróquia São José Operário em Leme. Mais de 180 agentes das diversas Paróquias da Diocese de Limeira estiverem neste momento que é organizado todos os anos pela Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde. Fomos recebidos com entusiasmo e alegria pelo Grupo de Jovens da Paróquia.
Formação, afeto e alegria
Em consonância com o Jubileu celebrado, “Peregrinos de Esperança na Pastoral da Saúde” foi o tema central do Encontro Diocesano. Após a Oração Inicial conduzida pelo Seminarista Rafael Xavier (3º ano da etapa do Discipulado), a Irmã Patrícia Helena Coimbra, da Congregação das Filhas de Jesus, fez a primeira Formação do dia falando sobre as “Pontes da Esperança: o Jubileu como travessia”, onde salientou o carinho e o cuidado com os doentes que o próprio Cristo teve, como podemos ler nas inúmeras narrativas dos Evangelhos.
Os Doutores do Sorriso – Grupo de voluntários que realizam visitas na Santa Casa de Pirassununga – trouxeram muita alegria e descontração para o momento formativo. Utilizando a arte do palhaço, os Doutores (as) Siriema (Tatiana), Xurupita (André Franco), Rosinha (Pâmela), Caçarola (Carol), Birruga (André Carrera), Fannykita (Josi) e Saracura (Andrea), encantaram e interagiram com os agentes da Pastoral da Saúde com a partilha das suas experiências que fazem nas visitas que são realizadas aos Domingos, para os enfermos internados e suas famílias, sobretudo, para as crianças.
Após o almoço preparado com muito afeto pelas voluntárias e voluntários da Paróquia São José Operário, tivemos a segunda Formação do dia com o Dr. Sebastião Molinari, coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Ribeirão Preto, que partilhou a sua vivência na Pastoral da Saúde, abordando as três dimensões da Pastoral da Saúde: solidária, comunitária e sociotransformadora.
O Encontro foi encerrado com a celebração da Missa do 25º Domingo do Tempo Comum. Fomos alertados pela parábola do administrador desonesto do Evangelho (cf. Lc 16, 1-13), a um dia prestar contas do que estamos fazendo na administração de nosso trabalho e empenho com a Pastoral da Saúde como Peregrinos de Esperança, chamados pelo próprio querer de Cristo, quando Ele mesmo nos pediu: “estive doente e cuidaste de mim” (Mt 25, 36).
Agradecemos a presença dos nossos agentes que fazem a Pastoral da Saúde acontecer em nossas Paróquias. Gratidão pelo trabalho da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, na pessoa de nossa Coordenadora Munira Stolf. Uma menção especial de gratidão pelo empenho dos leigos e leigas da Paróquia, que abriram as portas da Casa de São José Operário e trabalharam com tanto carinho para que esse Encontro pudesse acontecer.
Texto: Pe. Arlindo José Vicente Jr – assessor diocesano da Pastoral da Saúde
Fotos: Stephanie Souza, Victória de Souza, Maria Isabela, Murilo Revelo, Ronaldo Pinto, Tatiana Nogueira e Comissão Diocesana
Última modificação: 24 de setembro de 2025