Pastoral da Pessoa Idosa da paróquia São Sebastião de Limeira completa um ano
Publicado em: 07/12/2020


Pastoral da Pessoa Idosa


Como surgiu

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da paróquia São Sebastião de Limeira nasce, a princípio, no coração da líder Claudia Regina Daniel Buhl que pela sua experiência profissional de voluntariado junto aos idosos, e o conhecimento de tantos movimentos voluntários que existem no município, se identificou com essa pastoral. Assim, Claudia entendeu que seria de suma importância para a Paróquia São Sebastião (a qual é paroquiana) ter a pastoral, devido a comunidade ser, na sua maioria, composta de idosos. A pastoral recebeu incentivo do pároco na época, Pe. Diego Rodrigo dos Santos, que presidiu a missa de envio missionário no dia 5 de outubro de 2019.

No dia 8 de junho de 2019, foi a realizada a primeira reunião do grupo, com o objetivo de entender o funcionamento da pastoral, especificamente na paróquia.

A capacitação

Para que todos os membros pudessem ser líderes e realizar as visitas domiciliares de acordo com as orientações do material formativo de apoio, a Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Limeira, Sandra Michellim, realizou um encontro de capacitação nos dias 13 e 20 de julho de 2019.

A reflexão dos seus membros com relação a funcionalidade da Pastoral

Para os membros da Pastoral da Pessoa Idosa, a pastoral tem objetivos específicos que se assemelham à Pastoral da Saúde e do Atendimento Assistencial Municipal. As visitas têm o objetivo de estabelecer relações afetivas e de acompanhamento mensal dos idosos assistidos, elencando suas necessidades emergenciais e contribuindo para a solução dos problemas levantados.

A pastoral é ecumênica, por isso não está vinculada à Pastoral da Família ou da Saúde, que pertencem exclusivamente à paróquia. Desta forma, os agentes atendem a todos os idosos do bairro que necessitem atendimento, independente da religião por eles praticada.

“Entendemos que a realidade de nosso bairro difere da estabelecida pela Pastoral Nacional, porque temos muitos idosos ativos que são independentes e participam das missas.

Um atendimento diferenciado seria uma ótima opção, assim, estaríamos acolhendo esses idosos e contribuindo para a prevenção de doenças físicas e mentais, além de oferecer um ambiente socializador tão importante nesta fase da vida”, ressalta uma das líderes.

Cadastro dos idosos da paróquia

O cadastro é realizado através do conhecimento pessoal e de indicações dos agentes da pastoral.

Grupo AtivaVida

A convite da Pastoral às professoras Sonia Regis Dantas Asbhar, aposentada e formada em educação física, e Izabel Guedes, professora de artes, realizaram uma atividade junto aos idosos atendidos pela pastoral. No dia 17 de outubro de 2020, com 60 inscritos, o Grupo AtivaVida teve início no “Círculo dos Trabalhadores Cristãos – CTC”, antigo Sesi 5.

Devido a pandemia, foi necessária a suspensão das aulas presenciais. Porém, o grupo mantém a comunicação através das redes sociais. As professoras propõem várias atividades para exercitar a mente e o corpo.

Padaria Artesanal

Em parceria com o Ceprosom e Fundo Social de Solidariedade, a Pastoral conseguiu a implantação de vários cursos direcionados para os idosos da comunidade neste ano de 2020. A princípio, foram oferecidos os cursos de: padaria artesanal, aula de automaquiagem, corte de cabelo, manicure, informática digital e inclusão digital.

Considerando a disponibilidade do espaço do salão paroquial e o interesse dos idosos, tivemos o início do curso de padaria artesanal, com objetivo de ensinar a fazer pães de diversos tipos e promover a interação entre seus membros. Ao todo, foram inscritos 20 idosos. O curso teve início no dia 3 de março de 2020 com término previsto no dia 7 de abril de 2020, no salão paroquial.

Com a intervenção da pandemia, não foi possível dar continuidade ao curso, mas a Pastoral da Pessoa Idosa está confiante para dar continuidade às atividades assim que forem autorizados.

Além das atividades mencionadas e por solicitação das participantes, em um dos encontros tiveram uma palestra com representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o tema: “Como prevenir abordagens em saídas bancárias e trotes por telefones”.

Missa para os idosos

No dia 27 de julho de 2020, às 15h, aconteceu a primeira missa em intercessão e homenagem aos idosos. Na ocasião, foi oferecido um café no salão paroquial, patrocinado pelo Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Limeira – CTC, com a colaboração da Pastoral da Família. Houve nesta missa a presença dos idosos do “Cantinho do Vovô”.

Na paróquia São Sebastião, ocorrem missas especiais aos idosos, com uma confraternização após a celebração organizada pela pastoral. A última missa realizada foi no dia 20 de janeiro.

Visitas domiciliares e reuniões da Pastoral

As visitas domiciliares foram divididas de acordo com os idosos inscritos. Elas são organizadas em uma planilha cumprindo com as diretrizes que regem a Pastoral Nacional. Por causa da pandemia e conforme orientação da Pastoral Nacional da Pessoa Idosa, as visitas domiciliares foram suspensas. Foram entregues uma mensagem, uma medalha e uma máscara para todos os idosos em suas residências, justificando a ausência dos agentes da pastoral.

As reuniões de equipe são mensais e com a coordenadora regional, bimestrais.

Metodologia Da Pastoral

O método de trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) baseia-se na Palavra de Deus, no evangelho de Marcos (6.34-44): a descrição da multiplicação dos Pães e dos peixes. Neste texto, percebe-se uma sequência de passos utilizados por Jesus, nos quais a PPI se inspira no seu dia a dia. Os passos são Ver-Julgar-Agir- Avaliar-Celebrar.

Primeiramente, o líder do PPI vê a realidade em que vive a pessoa idosa em seu contexto familiar, comunitário e sócio assistencial. Num segundo passo, o líder busca os serviços que estão disponíveis na comunidade para dar suporte às necessidades da pessoa idosa visitada. A ação concreta se traduz na visita domiciliar mensal, de forma sistemática e contínua. A avaliação se dá a cada mês na comunidade juntamente com os demais líderes em uma reunião para reflexão e avaliação das atividades desenvolvidas no mês anterior. Faz parte da avaliação a elaboração da Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa (FATOPI)

Ações em parcerias

Através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Miguel Lombardi, a pedido do padre Nilson, está ocorrendo uma melhoria nas imediações da Paróquia São Sebastião, reforma da praça e a acessibilidade ao redor da igreja. Uma ação de grande benefício para a comunidade paroquial, especialmente aos idosos, pois a paróquia irá completar 80 anos e nunca foi contemplada com esta melhoria. A PPI assumiu, em parceria com o Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Limeira, o acompanhamento das obras que deve ser concluída em breve.

Com informações da PPI de Limeira

Mais fotos no Facebook

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira