Catequese Inclusiva: História, Objetivo, Trabalhos, Membros e Contato
Publicado em: 16/12/2020

A Equipe de Catequese Inclusiva iniciou seus trabalhos sistemáticos com a Articulação dos Seminaristas Alexander Silva (Hoje padre e assessor da equipe) e o Seminarista Lucas Oliveira e grande apoio do Pe. Vladimir Hergert (In memoria). Que representaram a nossa diocese na 1ª. Jornada de Catequese Junto à Pessoa com Deficiência no ano 2016 na Cidade de Limeira, promovido pelo Regional Sul 1 da CNBB.

Objetivo geral:

Formar e incentivar os catequistas nas paróquias à propagação da inclusão de pessoas com deficiências no cumprimento do mandato de Jesus Cristo.

Objetivos específicos:

- Formar catequistas psicopedagogicamente para acolherem e trabalharem junto à pessoa com deficiência;

- Levar a comunidade à compreensão da importância da acolhida fraterna e à geração da mensagem inclusiva;

- Proporcionar aos catequizandos o conhecimento da Palavra de Deus e a recepção dos sacramentos para seu crescimento espiritual;

- Evangelizar os pais na aproximação da vida da comunidade eclesial.

Passos dados:

- Criação da Equipe Diocesana em 2017;

- Buscamos parceiros que atuam junto as Pessoas com Deficiência;

- Realizamos encontros nas foranias diocesanas com o objetivo de entender as diversas realidades e experiências;

- Encontro nas cidades com formação “Abordagens junto à Pessoa com Deficiência” em 2018 e 2019;

- Criamos a Escola Diocesana de Libras em 2019 e formamos 28 alunos;

- Realizamos a Semana de Conscientização da Inclusão em 2020;

- Trabalho em conjunto Pastoral do Surdo e Movimento Fé e Luz.

Portanto, a Catequese Inclusiva busca incluir os indivíduos na sociedade, lutando pela ruptura dos paradigmas sociais, que os impedem de serem aceitos como cidadãos críticos, autênticos, e capazes de refletir, amar e agir como tal.

Membros da equipe:

- Pe. Alexander Silva (Assessor)

Forania N. S. das Dores

- Bele, Edilaine e Cristina