Quarta-feira de cinzas: iniciamos nossa caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor
Publicado em: 14/02/2024

Nesta Quarta-feira de cinzas iniciamos nossa caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor. As cinzas simbolizam a penitência. A quaresma, a qual estamos dispostos a entrar e a vivenciar como cristãos é um tempo penitencial por excelência. As cinzas não apagam nossos pecados, não perdoam nossos pecados, mas nos fazem reconhecer pecadores e necessitados de conversão, de voltar a caminhar nos caminhos de Deus.

Para isso a Campanha da Fraternidade nos ajuda nesta conversão apresentando um tema para nossa reflexão, que este ano é sobre a "Amizade Social".

A celebração da bênção e a imposição das cinzas desta quarta-feira lembra as palavras de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A Igreja suplica a Deus: “Derramai a graça da vossa bênção sobre os fiéis que vão receber as cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, possam celebrar de coração purificado o mistério pascal de vosso Filho” (Oração da Bênção das cinzas. Missal Romano, p. 175-176).

Receber as cinzas, nesta quarta-feira, significa confirmar nossa fé na Páscoa de Cristo, na reconciliação, na esperança de um estar na comunhão do Ressuscitado. Participar do rito da imposição das cinzas, significa ainda, como convertidos, agir para que a fé continue a ser vivida no presente, continue a ser uma fé viva em um mundo em mudança.

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira