Pe. Ocimar Francatto reflete sobre “As Festas da Igreja”
Publicado em: 08/10/2021

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira

Depois de refletirmos sobre as festas de Israel, hoje vamos refletir sobre AS FESTAS DA IGREJA.

Em Cristo tudo se cumpriu, mas por outro lado deve cumprir-se, ou seja, a ação salvífica de Deus em Cristo deve cumprir-se de modo histórico – sacramental, em nós, no tempo da Igreja.

EVENTO SALVÍFICO DE CRISTO

É único e irrepetível (Romanos 6,9; Hebreus. 7,27; 9,19; 10,10).

Aberto a todos os tempos e a todos as pessoas através de Memória anamnesse litúrgica.

Festa por excelência do Novo Testamento é o Cristo, cordeiro pascal imolado e glorificado (1Coríntios 5,7b – 8; João. 19,30-37).

PÁSCOA

Centro polarizador de toda a liturgia cristã.

Está presente de maneira absoluta e objetiva na celebração eucarística e se projeta no sacramento, na proclamação da palavra e na oração da Igreja.

Para o cristão e festa não é um dia particular da semana, mas toda a sua vida inaugurada pelo evento pascal.

Judeu conhecia as suas festas. Depois da experiência do acontecimento de Cristo nada mais lógico que a obra salvífica da Páscoa Cristã projetasse sua luz sobre todas as festas do judaísmo, e se tornasse, por sua vez, o objeto central das festas e celebração do cristianismo.

ESTRUTURA TEOLÓGICA DA FESTA BÍBLICA

Diversas festas bíblicas assumem um sentido novo em função do passado que recordam do futuro que anunciam, do presente cuja exigência do encontro com Deus vivo elas revelam.

a-) A FESTA COMO ANAMNESIS (MEMÓRIA).

Celebra, atualiza as maravilhas de Deus, que culminam na Páscoa do Senhor.

Não se limita à contemplação, mas se exprime em autêntica participação sacramental.

Momento de salvação – torna-se presente no “hoje” da celebração.

b-) A FESTA COMO COMPROMISSO PARA A VIDA

Não apenas “conta a história”, mas convida a vivê-la ou a revivê-la.

Ligação entre a vida e o culto.

A FESTA COMO PROLEPSE

Festa é memorial do passado e sacramento do reino futuro.

Atualiza numa esperança autêntica o termo da salvação.

A FESTA COMO EXPERIÊNCIA DE ALEGRIA

Alegria é o clima em que a festa acontece.

Lucas = alegria é o júbilo festivo que acompanha a experiência ou a esperança da salvação messiânica.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto