Elementos para o roteiro da celebração da Palavra de Deus, por padre Ocimar Francatto
Publicado em: 12/05/2022

Diocese de Limeira

Saúdo a todos vocês que estão aqui para refletirmos sobre a nossa Sagrada Liturgia.

Hoje vamos refletir sobre os ELEMENTOS PARA O ROTEIRO DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.

Há entre as comunidades eclesiais uma diversidade de roteiros para a celebração da Palavra de Deus. Será de grande proveito que as equipes de liturgia das comunidades e dioceses deem sua colaboração nas elaborações de roteiros que expressem, de forma inculturada, a riqueza de Deus na vida do povo.

As celebrações dos sacramentos possuem um ritual próprio. No caso da celebração da Palavra de Deus, não existe um ritual especifico. Muitas comunidades simplesmente seguem o esquema da celebração eucarística, omitindo algumas partes. Outras comunidades usam o roteiro sugerido por folhetos litúrgicos.

Se por um lado há certa liberdade na celebração da palavra, por outro há uma lógica a ser observada que, no seu conjunto, reflete a coerência teológico-litúrgica: O Senhor convida e reúne, o povo atende e se apresenta; o Senhor fala, a assembléia responde professando sua fé, suplicando e rezando, louvando e bendizendo. A comunidade, com ritos, gestos e símbolos, expressa e renova a Aliança de Deus com seu povo e desta com Deus. A assembléia é abençoada e enviada em missão na construção de comunidades vivas.

É necessário situar a celebração da Palavra de Deus no contexto do tempo litúrgico e na vida da comunidade. Tenham-se presentes os acontecimentos e esteja-se atenta a realidade das pessoas que vão celebrar. Para garantir o ritmo celebrativo, procura-se integrar de forma harmoniosa o movimento e descanso, gestos e palavra, canto e silêncio, expressão e interiorização, ação dos ministros e participação da comunidade. É preciso levar em conta as exigências da comunicação e da cultura do povo.

Na celebração da Palavra de Deus seja devidamente valorizado os seguintes elementos:

1° reunião em nome do Senhor;

2° proclamação e atualização da Palavra;

3° ação de graça;

4° envio em missão.

O roteiro da celebração da Palavra de Deus deve ser organizado de tal modo que favoreça a escuta e a meditação da Palavra de Deus, a oração e o compromisso de vida.

A celebração possibilita o encontro de comunhão afetiva entre Deus e as pessoas, e seja capaz de penetrar as dimensões mais profundas da vida. Por isso, a celebração que tem inicio em Deus e que provoca a resposta dos fiéis em assembléia.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto