Padre Ocimar Francatto reflete sore "A vela como símbolo mistagógico da celebração eucarística"
Publicado em: 04/11/2022

Diocese de Limeira

Vamos refletir sobre alguns SÍMBOLOS MISTAGÓGICOS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. Hoje vamos refletir sobre a VELA.

“Sobre o altar ou ao seu redor coloquem-se, em qualquer celebração, ao menos dois castiçais com velas acesas, ou então quatro ou seis, sobretudo quando se trata de Missa dominical ou festiva de preceito, ou quando celebrar o Bispo diocesano colocam-se sete” (Instrução Geral sobre o Missal Romano 117).

Nunca uma vela, pois uma vela lembra o Círio Pascal.

Um costume que parece ter começado por volta do século XI e que rapidamente se generalizou. Talvez tenha derivado de outro mais antigo: acompanhar a entrada do bispo ou do presidente da celebração, na procissão inicial, com castiçais contendo velas acesas como sinal de respeito. Hoje as velas podem entrar na procissão de abertura e serem colocadas sobre o altar ou em um lugar próximo.

Manifestam a reverência e o caráter festivo da celebração. (IGMR 307).

Precisamos ficar atentos ao que diz a Igreja: “levar em conta as proporções do altar e do presbitério, de modo a formarem um conjunto harmonioso e que não impeça os fiéis de verem aquilo que se realiza ou se coloca sobre o altar” (IGMR 307).

Para a Igreja a luz sempre foi o símbolo da vida, da ressurreição de Cristo e da nossa ressurreição (Círio e as velas que são acesas nele na Vigília Pascal), símbolo da fé, da vida, da esperança, do amor.

Nós acendemos as velas durante a Missa para mostrar que somos como elas, que se consomem quando prestam seu serviço.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto