A fome é o tema da Campanha da Fraternidade 2023
Publicado em: 17/02/2023

CNBB

Campanha busca sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade (CF).  A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus.  A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Em 2023 a Campanha da Fraternidade apresenta como tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) e tem por objetivo “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.” (Texto-Base, p.9).

Diante do agravamento da segurança alimentar e nutricional no contexto nacional, o tema foi escolhido logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que foi realizado em Recife, entre os 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’. O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida de sua alimentação.

Segundo matéria publicada no site da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), o observatório da Região Metropolitana de Piracicaba - RMP, divulgou o primeiro relatório sobre o número de pessoas em situação de pobreza (renda mensal per capita por pessoa: R$ 105,00 até R$ 210,00) ou extrema pobreza (até R$ 105,00). Da diocese de Limeira, nove cidades fazem parte da RMP (Analândia, Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Pirassununga e Sta. Cruz da Conceição) e totalizam o número de 119.665 pessoas em situação de pobreza. Os dados são do CadÚnico, atualizado até agosto de 2022. As cidades de Limeira e Piracicaba concentram a maior parte: 49 mil e 44 mil pessoas em situação de pobreza.

Portanto, a campanha busca incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.

Para marcar o início da CF 2023 na Igreja Particular de Limeira, no dia 23 de fevereiro, às 19h30, Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, preside uma missa na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Limeira, com a presença do clero diocesano e representantes das paróquias da diocese.

No Domingo de Ramos, dia 2 de abril, acontece o gesto concreto da Campanha da Fraternidade, com a Coleta Nacional da Solidariedade.