Implantada oficialmente a Pascom da Quase-paróquia Santa Rita em Americana
Publicado em: 20/03/2023

A Pastoral da Comunicação da Quase-paróquia Santa Rita de Cássia, em Americana, concluiu neste domingo o módulo básico de formação para os agentes comunicadores.  Os encontros formativos que aconteceram durante três finais de semana foram preparados e conduzidos pela Comissão Diocesana da Pascom nas pessoas dos coordenadores Carlos e Gisele e motivados pelo padre Thiago Cruz, assessor diocesano.

Os temas abordados durante o módulo básico foram elaborados em profunda sintonia com as diretrizes da formação permanente da Pascom Brasil e Pascom Sul 1. Além disso, tendo como base o Guia de implantação e o documento 99 da CNBB (Diretório Nacional de Comunicação) que orienta a implantação e andamento da PASCOM, foram priorizados os temas mais urgentes e pertinentes para um eficaz e coerente trabalho pastoral. Por isso, foram apresentados: uma Visão Geral dos Objetivos da Pascom, os quatro pilares de sustentação do trabalho evangelizador (Formação, Produção, Articulação e Espiritualidade) e os campos de ação da Pastoral (Mídias Sociais/Fotografias).

Como ápice deste processo, no domingo dia 19 de março, aconteceu uma Hora Santa Eucarística e, depois, a Santa Missa de envio e benção dos agentes de pastoral presidida pelo padre Thiago Cruz, administrador paroquial desta comunidade. Desse modo, a Quase-paróquia Santa Rita torna-se a primeira comunidade em nossa Diocese a ter oficialmente instituído um grupo de comunicadores ligados ao Eu Sou Pascom.

Essa primeira experiência mostrou-se muito importante e, a partir de agora, todas as paróquias e Quase-paróquias serão motivadas a desenvolverem a formação base em suas comunidades. Assim, os grupos de Pastoral da Comunicação que desejarem podem procurar a Comissão Diocesana para maiores informações.

Que Nossa Senhora da Comunicação, Mãe de Jesus e nossa Mãe, interceda pela vida de todos os agentes de pastoral e os impulsionem a serem verdadeiros comunicadores do Reino de Deus, com o coração e com a verdade.

Thiago Cruz