“Um momento ímpar! Estou com o coração agradecido e realizado como pessoa", diz o Diácono Mateus Moda a dois dias de ser ordenado presbítero
Publicado em: 23/03/2023

Neste sábado, 25 de março, o diácono transitório Mateus Moda será ordenado presbítero para a Diocese de Limeira. A Solene Celebração Eucarística de Ordenação Presbiteral será presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, e contará com a presença de padres, diáconos, seminaristas, familiares e amigos do diácono Mateus.

Será o primeiro diácono transitório diocesano a ser ordenado presbítero por Dom José, desde sua posse como bispo diocesano de Limeira, em janeiro de 2020.

Nesses dias que antecedem sua ordenação presbiteral, o diácono Mateus falou de sua expectativa para esse momento em sua caminhada vocacional, destacando que, mesmo com toda correria dos preparativos para a missa, está “sereno e com o coração tranquilo e em paz”.  “O lema que eu escolhi, retirada da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses direciona este momento que vivo e os que virão pós ordenação. “Em tudo, dai graças” (1Ts 5, 18). Dar graças a Deus em todos os momentos é um grande desafio nos dias de hoje, afinal os nossos olhares estão cada dia mais voltados para as nossas necessidades, urgências, correrias do cotidiano e as vezes resta pouco tempo para silenciar o coração. Porém, ele está preenchido da graça de Deus, confiante de que a todo momento, por sua bondade e misericórdia, o Senhor sempre me acompanhou nesta caminhada vocacional”, disse.

O diácono Mateus também destacou o significado deste momento para ele. “Um momento ímpar! Estou com o coração agradecido e realizado como pessoa, buscando cada dia corresponder fielmente a esse ministério como presbítero em nossa Igreja Particular. O Papa Francisco também pede aos futuros sacerdotes que saibam escutar a voz de Deus no fundo do coração e discernir a sua vontade é indispensável para o nosso crescimento interior, sobretudo quando se deparar com tarefas urgentes e difíceis. A Igreja precisa de entusiasmo, da sua generosidade e do seu zelo para mostrar a todos que Deus está sempre conosco, em todas as circunstâncias da vida. Enfim, este momento se resume que em todos os momentos e circunstâncias da vida, é necessário “em tudo, dar graças”, completou.

A Missa de Ordenação Presbiteral acontece, às 10h, no Ginásio Municipal de Esporte Adriano José Mariano, em Porto Ferreira, e será transmitida através da página da diocese de Limeira no Facebook.

A primeira missa presidida pelo diácono Mateus, após sua Ordenação Presbiteral, será em sua paróquia de origem, Nossa Senhora Aparecida, às 19h, no dia 26 de março, em Porto Ferreira.

Sobre Mateus Moda

Mateus Moda é natural de Porto Ferreira. Nasceu no dia 13/05/1994, filho de Airton Moda e de Marcília Aparecida Guilherme Moda. É da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Porto Ferreira.

Iniciou sua caminhada vocacional no ano de 2012, participando dos encontros vocacionais no Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores na cidade de Limeira.

Em 2013, iniciou a etapa do Propedêutico, também em Limeira. Já em 2014, ingressou no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, na cidade de Campinas, onde deu início aos estudos de Filosofia e Teologia.

Realizou vários estágios e trabalhos pastorais. Na fase da síntese vocacional, neste ano de 2022, apresentou o programa Momento Vocacional, um podcast voltado às Vocações na Diocese de Limeira, com reflexões e entrevistas.

Foi ordenado Diácono Transitório no dia 3 de setembro de 2022, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira.

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira