Celebração Solene reuniu o clero diocesano e contou com a presença do vice-governador de São Paulo
Na manhã desta sexta-feira, 15, a diocese de Limeira celebrou sua Padroeira, Nossa Senhora das Dores. A missa, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, também celebrou os 197 anos da cidade de Limeira, e contou com a presença do clero diocesano e de autoridades, entre elas o vice-governador São Paulo, Felicio Ramuth, o prefeito de Limeira – Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira – Roberta Botion, o deputado federal por Limeira - Miguel Lombardi e o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira.
Em sua homilia, Dom José destacou a figura de Maria e seus ensinamentos através de suas dores, chamando a atenção de todos para a missão da Igreja em ter um olhar misericordioso com os que sofrem e não têm voz e nem vez na sociedade, devendo a Igreja acalentá-los como uma mãe, a exemplo de Maria. “Maria é mãe das Dores, mas também é mãe da esperança, que intercede pelos seus filhos. A Igreja deve seguir esse exemplo”, disse.
Dom José terminou sua reflexão com uma oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Dores pela diocese e cidade de Limeira.
Após a homilia, foi instituído o ministério de leitor ao Seminarista Jovanir Gonçalvez da Criuz Junior, do 3º ano do curso de teologia. Em preparação para o sacerdócio, o leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.
Ao final da celebração o prefeito Mario Botion saudou a todos os presentes enaltecendo o trabalho dos cidadãos que contribuíram, ao longo da história, para o crescimento e desenvolvimento da cidade de Limeira. “A cidade foi construída com o trabalho das famílias, dos trabalhadores e trabalhadoras de Limeira. Os trabalhos dessas pessoas têm tornado a melhor cidade do mundo para se viver. Que nossa cidade seja cada vez mais acolhedora e hospitaleira e que o desenvolvimento traga a prosperidade a todos nós limeirenses. Parabéns a cada um de vocês limeirenses e parabéns a nossa cidade de Limeira”, concluiu.
Felicio Ramuth iniciou sua breve mensagem agradecendo a Deus pela oportunidade de celebrar os 197 anos de Limeira e Nossa Senhora das Dores. Ramuth destacou a importância de se levar os valores familiares para a política e destacou que Limeira é uma cidade privilegiada por ter políticos que levam os valores da família para a política e para a gestão. E finalizou: “é uma grande honra estar aqui hoje, ao lado de vocês, para celebrar essa data tão importante. Parabéns a Limeira e que Deus abençoe a todos nós”.
Na sequência, Padre Tadeu dirigiu uma palavra ao bispo diocesano, Dom José, rogando a Nossa Senhora das Dores que abençoe seu ministério episcopal e desejando que “a luz de Cristo ilumine sua caminhada”.
Ainda dentro da programação das festividades da padroeira da Diocese de Limeira, no período da tarde, às 16h, padre Benedito Tadeu Rosa, cura e pároco da catedral, preside a Solene Missa seguida da Coroação de Nossa Senhora das Dores.
Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.
Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira