Diocese de Limeira conclui encontros formativos em preparação para a CF 2024
Publicado em: 05/02/2024

Em preparação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2024, a diocese de Limeira promoveu encontros de formação para os agentes de pastoral que são responsáveis pela campanha nas cinco foranias diocesanas.

Os momentos formativos aconteceram na segunda quinzena de janeiro e foram organizados pelo padre Bruno Stein, Assessor de Campanhas da Diocese de Limeira.

A Campanha da Fraternidade de 2024 traz como tema: “Fraternidade e Amizade Social”; e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, do capítulo 23 e versículo 8 do Evangelho de Mateus, a vida fraterna como resposta de Jesus à conduta excludente, da fé superficial e individualista. O tema deste ano está em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Inspirada pela vida de São Francisco de Assis, propõe um projeto de fraternidade baseado na amizade social e no amor político, tendo o diálogo como caminho necessário para a cultura do encontro (CF 2024: Texto-Base, n.15).

Em carta convite para as formações, enviada às paróquias, padre Bruno destacou o objetivo da Campanha da Fraternidade ao longo de seis décadas. “Há 60 anos a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade como um dos modos de viver a espiritualidade quaresmal, com o objetivo de despertar a solidariedade e a consciência dos fiéis em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho. A penitência do tempo quaresmal não é apenas interna e individual, mas também externa e social (SC, n.110). Que possamos, à luz do tema da Campanha da Fraternidade, promover e vivenciar em nossas cidades e comunidade a amizade social, pois “somos todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)”, concluiu.

O gesto concreto na Campanha da Fraternidade 2024 acontece no dia 24 de março, Domingo de Ramos, com a Coleta Nacional da Solidariedade.