Atendentes paroquiais participam de Encontro de Formação Permanente
Publicado em: 27/02/2024

No dia 26 de fevereiro de 2024, reunimo-nos no Centro Diocesano de Limeira (CDL) com o Padre Deivison Amaral, nosso Chanceler, juntamente com os atendentes paroquiais de diversas cidades e paróquias de nossa Diocese. O foco da formação foi o processo de Habilitação Matrimonial, visando relembrar as normas vigentes em nossa diocese e do Código de Direito Canônico relacionadas ao trabalho das secretarias paroquiais nesse processo.

O encontro proporcionou oportunidades para esclarecer dúvidas, revisar estratégias e compartilhar experiências entre os participantes, enriquecendo assim a discussão. Denise Zampirolli, atendente paroquial da paróquia São Vito de Americana, destacou: “As formações são importantes, pois com um conhecimento mais sólido dos procedimentos, podemos identificar e evitar futuros problemas, além de estarmos aptas a orientar, com mais precisão, as pessoas que procuram a igreja para receber os sacramentos.”

Da mesma forma, Luiz Felipe Rodrigues, atendente paroquial da paróquia São Benedito de Cosmópolis, enfatizou: “É tamanha a necessidade das formações dos secretários pois creio que devemos seguir os conceitos estudados em Administração: Planejar, Executar, Verificar e Agir.

Planejar envolve conhecer, aprender. A execução por sua vez nos permite colocar aquilo que aprendemos em prática. A verificação é o processo que nos ajuda a identificar onde os possíveis erros foram cometidos e onde podemos melhorar e o agir nos ajuda a colocar novamente em prática, com base nos pontos verificados e ajustados.

Vale ainda lembrar que é sempre muito bom nos encontrar com outros atendentes, poder trocar informações, conhecimento, aprender e ensinar.”

Agradecemos ao nosso bispo diocesano Dom José Fortes Palau que apoia esses momentos, ao Padre Deivison do Amaral pela formação, à Ana Paula da Cúria diocesana pela organização do evento e aos atendentes paroquiais pelo comprometimento com os trabalhos em prol de nossa amada Igreja. Esses momentos de aprendizado são fundamentais para fortalecer nossa comunidade e servir melhor aos fiéis.

Padre Thiago Fiorante – assessor eclesiástico de atendentes paroquiais