Diocese de Limeira se alegra e rende graças a Deus pela ordenação de seis Diáconos Permanentes
Publicado em: 04/03/2024

A Diocese de Limeira acolheu na manhã deste sábado, 2 de março, seis novos Diáconos Permanentes que foram ordenados pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira.

A Solene Celebração Eucarística de Ordenação Diaconal aconteceu na Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana, e contou com a presença do clero diocesano, seminaristas, religiosos, além de familiares e amigos dos neo-diáconos.

Foram ordenados os vocacionados: Edinalvo Germano, paróquia Nossa Senhora das Dores, de Artur Nogueira; Valdemir José Duzzi, paróquia Nossa Senhora das Dores, de Artur Nogueira; Joaquim Ap. F.  Nascimento, paróquia São José, de Americana; Ailton Fabricio Garcia, paróquia São Vito, de Americana; Célio Aparecido Espanhol, paróquia São Francisco de Assis, de Americana, Pedro Donizetti Ferreira, paróquia São Judas Tadeu, de Americana.

Em sua homilia, Dom José fez um resgate da importância do diaconado para a Igreja ao longo dos séculos, destacando a consideração e o respeito que a Igreja, desde os seus primórdios, tinha e tem pelos diáconos.

Ao se dirigir diretamente aos vocacionados, Dom José pediu a eles que, ao exercerem seus ministérios, cuidem e acolham com carinho o povo de Deus que necessita de ajuda. “Que vocês, futuros diáconos, possam tocar as feridas do nosso povo, com cuidado e com carinho, e que essas feridas possam com o tempo ser curadas e cicatrizadas. Que vocês tenham coragem de se aproximar das pessoas que precisam de ajuda. Acolha bem, dê atenção”, disse.

Dom José também destacou a importância da oração e do testemunho dos neo-diáconos na caminhada diaconal. “Que vocês sejam homens de oração. A oração é fonte da ação pastoral. Vai configurando a imagem de Cristo em nós. Pedimos em nome da Igreja, em favor de todos aqueles que nos foram confiados, lembrem-se disso. Que o testemunho de vocês anime outros homens a se colocarem a serviço da Igreja, sempre inspirados pelo exemplo e testemunho de Cristo, o diácono do Pai”, concluiu.

Ao final da Missa, o Diácono Ailton Fabricio Garcia proferiu uma mensagem de agradecimento a Deus, ao bispo diocesano, aos diretores da Escola Diaconal, padres, familiares e a todos pela confiança e apoio na caminhada vocacional.

O Diácono Romes Braz Paulino, coordenador dos diáconos, também deixou uma mensagem de acolhimento aos neo-diáconos e expressando a importância do momento para a Igreja.

Padre Deivison Rodrigo do Amaral, diretor da Escola Diaconal João XXIII, em nome do clero diocesano, acolheu os neo-diáconos e destacou a alegria da Igreja Particular de Limeira com a ordenação dos novos diáconos. “A nossa Igreja se alegra por ter mais braços. Sejam todos muito bem-vindos”, finalizou.

A Ordenação Diaconal deste sábado finaliza a ordenação da terceira turma de Diáconos Permanentes da Diocese de Limeira ao longo da sua história. A primeira turma foi ordenada em 2009 e a segunda turma foi ordenada em 2015.

Essa terceira turma foi dividida em três grupos, sendo o primeiro grupo ordenado em Leme, no Santuário São Manoel e Nossa Senhora Aparecida, no dia 17 de fevereiro, e o segundo grupo ordenado em Limeira, na catedral Nossa Senhora das Dores, no dia 24 de fevereiro. Ao todo, 18 vocacionados foram recebidos pela Igreja no primeiro grau do sacramento da ordem, o diaconado, e devem servir a Igreja Particular de Limeira.

A Diocese de Limeira passa a ter em seu clero diocesano 38 Diáconos Permanentes que vão poder “administrar o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, levar a Eucaristia aos enfermos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e animar o povo, presidir a oração dos fiéis e dirigir os ritos dos funerais.”