Quaresma e Campanha da Fraternidade, por padre Ocimar Francatto
Publicado em: 08/03/2024



O tema: “FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL”, com o lema: “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS E IRMÃS” (Mt 23,8

Ainda nos perguntamos: “O que significa amizade social?”

Mais uma vez é o Papa Francisco quem nos responde: a amizade social é o “amor que rompe cadeias que nos isolam e separam, lançando pontes, o amor que nos permite construir uma grande família na qual todos nós podemos nos sentir em casa” (FT, 62).

“Não são poucas pessoas que têm experimentado divisões dentro da própria família, separações que procedem, por exemplo, de escolhas políticas.

 “Algumas comunidades se sentiram atingidas por conflitos durante celebrações, pelo afastamento de pessoas, e pelo rancor entre amigos de longa data, inimizades que permanecem até hoje” (Texto base, 34).

Rezemos para que possamos fazer uma opção concreta pela luz, pelo Reino e pela vida.

Deus de amor, queremos pedir pela Igreja, para que possa “investir decisivamente na mística, na espiritualidade de comunhão, fugindo de todo ativismo e individualismo, nem sempre facilmente percebidos” (Texto base, 129 c).

Deus de amor, queremos pedir pelos nossos governantes, para que possam “expressar condenação e todas as experiências autoritárias e ditatoriais, desde as mais próximas até as mais distantes de nós (Texto base, 130 f).

Deus de amor, ajude-nos a sermos fiéis ao Evangelho de Cristo e que tenhamos força e coragem para ser luz onde reina as trevas.

Deus de amor, que nossa comunidade possa ser luz que irradia a verdade do Evangelho revelando assim o amor, para todos aqueles que vivem longe de Cristo.

Deus de amor e de bondade aumente a nossa fé para que possamos viver a verdade e ser luz para todos.

Até mais...

 

Pe. Ocimar Francatto