Forania Nossa Senhora das Dores acolhe a primeira noite de Formação da Pastoral da Saúde
Publicado em: 26/04/2024

Agentes da Pastoral da Saúde de Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis participaram da Formação. Seminarista também estavam presentes.

Com o tema: “A mística do agente da Pastoral da Saúde: o Cristo Bom Pastor como modelo de cuidado”, foi realizada na noite da Quarta-feira, dia 24/4/2024, a primeira Formação de 2024 promovida pela Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, na Paróquia Santa Ana. Essa Formação acontecerá em todas as Foranias da nossa Diocese de Limeira (conforme calendário mais adiante).

O objetivo da Formação é ajudar os membros desta importante Pastoral da Igreja Católica, ter uma atualização frequente diante dos desafios com o cuidado aos enfermos, também ser um momento de encontro e de partilha de experiências do que fazemos em nossas realidades paroquiais.

A formação foi conduzida pela Ir. Vilma Vitoreti (Canossiana), graduada em Enfermagem com especialização no Programa Saúde da Família e com especialização em Capelania Hospitalar (Camilianos), que abordou, principalmente, o tema do cuidado para os agentes da Pastoral da Saúde: “Assim como Deus é pastor e cuida tão bem de seu povo, os líderes e agentes da Pastoral da Saúde devem ser pastores que servem e guiam”, disse a Irmã aos agentes das cidades de Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis. Ao todo, participaram mais de 204 membros da Pastoral da Saúde e Ministros Extraordinários da Eucaristia.

Também estiveram presentes os alguns Seminaristas da Diocese de Limeira, residentes em Campinas: Douglas, Igor, José, Murilo e Jovanir. Inclusive, o seminarista Jovanir G. da Cruz Jr, acompanhará nestes dois anos (2024-2025), os trabalhos da Comissão Diocesana a pedido da equipe formativa do Seminário, por estar no 4º Ano da etapa da Configuração, como estágio pastoral diocesano.

Agradecemos a Munira Stolf, nossa coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde que se fez presente; Eliana Fonsaka, responsável pela Forania N. Sra. das Dores; também ao padre Davi Maciel, administrador paroquial, que prontamente ofereceram a Paróquia Santa Ana para receber essa noite de Formação.

Ir. Vilma concluiu a Formação falando de São Camilo de Lellis: “Com certeza, foi o doente que o fez ser santo. Ele sempre dizia que ‘os pobres e os doentes nos farão ver o rosto de Deus’”.

A noite terminou com a palavra livre, caso os membros da Pastoral da Saúde quisessem partilhar suas experiências. Ouvimos então, o testemunho da Noeli (Paróquia Sagrada Família), que noa disse como começou a ajudar na Pastoral da Saúde, quando uma amiga pediu para acompanha-la em uma visita na UTI.

Veja as datas e onde serão as próximas Foranias a receberem a Formação da Pastoral da Saúde:

Forania N. S. do Patrocínio – Leme

08/05 (Qua) – 19h30 – Paróquia São José Operário – Leme

Rua José de Alencar, 10 - Jardim Itamaraty - Leme/SP

Forania Santa Gertrudes – Cosmópolis

15/05 (Qua) – 19h30 – Paróquia Sagrado Coração Jesus – Cosmópolis

Rua Benedito Moraes de Machado, s/n - B. Andorinhas - Cosmópolis/SP

Forania N. S. do Belém – Pirassununga

11/06 (Ter) – 19h30 – Com. Nsa. Sra. do Rosário – Pirassununga

Rua Major Feliciano, 800 – Bairro Raia – Pirassununga

Forania Santo Antônio – Americana

19/06 (Quarta) – 19h30 – Paróquia Senhor Bom Jesus – Americana