2º Congresso Eucarístico da Diocese de Limeira: Um dia de fé, comunhão e alegria em Araras
Publicado em: 26/06/2024

Clique aqui e veja fotos e vídeos do Congresso Eucarístico

No último domingo, dia 23 de junho, o Ginásio de Esportes Nelson Ruegger, em Araras, se tornou palco de um evento grandioso: o 2º Congresso Eucarístico da Diocese de Limeira. Cerca de 7 mil de fiéis, vindos das diversas paróquias da diocese, se reuniram desde as primeiras horas da manhã para celebrar a fé e a comunhão em torno da Eucaristia.

O congresso, que teve como tema central ‘Comunidade Eucarística em Missão’ e o lema ‘O Espírito nos una num só corpo’, contou com a participação e assessoria do Padre Joãozinho, SCJ, conhecido por suas reflexões profundas e motivadoras sobre a fé católica. “Quando uma diocese se reúne toda em torno da eucaristia, ela se percebe inteira. O congresso eucarístico vem reascender a brasa através das atividades organizadas”, destacou.

Ao longo do dia, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a Eucaristia através da pregação e de momentos de oração, adoração ao Santíssimo, reflexão e encenação (apresentada por um grupo da paróquia Nossa Senhora da Assunção de Cordeirópolis).

O ponto alto do congresso foi a Missa Solene presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira. Em sua homilia, Dom José Roberto ressaltou a importância da Eucaristia como fonte de vida, força e unidade para os cristãos. Ele também convocou os fiéis a viverem com mais fervor a fé em torno da Eucaristia. “Que cada eucaristia nos transforme. Saiamos de cada celebração eucarística levando a eucaristia a quem está lá fora”, disse.

O 2º Congresso Eucarístico da Diocese de Limeira foi um momento de grande graça e bênção para todos os participantes. A fé, a comunhão e a alegria que se sentiam no Ginásio de Esportes Nelson Ruegger eram palpáveis e certamente permanecerão marcadas nos corações de todos por muito tempo.

Momentos marcantes do congresso:

• Palestra com o Padre Joãozinho, SCJ
  • Adoração ao Santíssimo
  • Encenação
  • Missa Solene presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira

Significado do congresso para a diocese:

O 2º Congresso Eucarístico da Diocese de Limeira foi um momento oportuno para os fiéis refletirem sobre a importância da Eucaristia em suas vidas e na vida da comunidade. O congresso também serviu como um impulso para a diocese se preparar para o Jubileu de Ouro de sua criação, que será celebrado em 2026.