Cáritas Diocesana de Limeira: um retrato da Campanha "SOS RIO GRANDE DO SUL"
Publicado em: 02/07/2024

Em um gesto de solidariedade, a Cáritas Diocesana de Limeira uniu forças e realizou a campanha "SOS RIO GRANDE DO SUL", um esforço humanitário que se estendeu de 11 a 26 de maio de 2024. Abrangendo todo o território da diocese, a campanha se desenrolou em etapas cuidadosamente planejadas, com o objetivo de auxiliar as vítimas das enchentes no sul do Brasil.

Mobilizando a comunidade

A primeira etapa consistiu na ampla divulgação da campanha, utilizando paróquias e diversos canais de comunicação para alcançar o maior número de pessoas possível. Através dessa mobilização, a Cáritas Diocesana de Limeira sensibilizou a comunidade sobre a situação crítica no Rio Grande do Sul, despertando a compaixão e o desejo de ajudar.

Unindo forças na arrecadação

Com a comunidade engajada, as paróquias se transformaram em pontos de coleta, recebendo doações de água, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas, sapatos, cobertores e colchões. A generosidade dos diocesanos se manifestou em toneladas de itens que levaram conforto e esperança para os necessitados.

Trabalho Voluntário: um pilar fundamental

O sucesso da campanha "SOS RIO GRANDE DO SUL" só foi possível graças à dedicação e ao trabalho incansável dos voluntários. Nas paróquias, mãos anônimas se uniram para selecionar, empacotar e organizar as doações, demonstrando um espírito de solidariedade e compaixão.

Logística eficiente para entrega rápida

Para garantir que as doações chegassem ao destino final com rapidez e segurança, a Cáritas Diocesana de Limeira centralizou as doações em pontos estratégicos da diocese. Essa medida otimizou o processo de transporte e permitiu que a ajuda fosse entregue o mais rápido possível às vítimas das enchentes.

Parceria essencial com o setor de transporte

Reconhecendo a importância de um transporte eficiente, a Cáritas Diocesana de Limeira buscou a parceria de empresários do setor de transporte. Através dessa colaboração, foi possível contar com 11 carretas para o transporte das doações, viabilizando a entrega de um grande volume de itens de primeira necessidade.

Um total de 116,4 toneladas de esperança

Com a soma de esforços da comunidade e dos parceiros, a campanha "SOS RIO GRANDE DO SUL" arrecadou um total de 116,4 toneladas de doações. As cidades de Pirassununga (9,5 toneladas), Leme (19,4 toneladas), Araras (20 toneladas), Limeira (42 toneladas) e Americana (25,5 toneladas) foram os pontos centrais de arrecadação.

Distribuição direta às vítimas

As doações arrecadadas foram transportadas para o Rio Grande do Sul e entregues diretamente às cidades de São Leopoldo, Garibaldi, São Borja e Bento Gonçalves. A entrega das doações, organizadas pela Cáritas do RS, aconteceu em salões paroquiais de igrejas, garantindo que a ajuda chegasse diretamente às mãos das famílias afetadas pelas enchentes.

Ação do Espírito Santo: uma força inspiradora

Ao longo da campanha "SOS RIO GRANDE DO SUL", a Cáritas Diocesana de Limeira testemunhou a ação do Espírito Santo, que moveu os corações dos voluntários e da comunidade em geral. A generosidade, a compaixão e o trabalho em equipe foram os pilares que sustentaram essa iniciativa solidária, demonstrando o poder da união em momentos de dificuldade.

Um legado de solidariedade

A campanha "SOS RIO GRANDE DO SUL" se concluiu com grande sucesso, deixando um legado de solidariedade e esperança. A Cáritas Diocesana de Limeira, em conjunto com toda a comunidade diocesana, demonstrou que a união e o amor ao próximo podem superar qualquer obstáculo, levando conforto e dignidade para aqueles que mais precisam.

Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira
Com informações e fotos da Cáritas Diocesana