Diocese de Limeira participa do 8º Encontro Nacional da Pascom em Aparecida/SP
Publicado em: 15/07/2024

Entre os dias 12 a 14 de julho de 2024, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida/SP, aos pés da padroeira do Brasil, aconteceu o 8º encontro Nacional da Pascom, promovido pela Comissão Nacional da Pastoral da Comunicação e, também, pela Comissão Episcopal para Comunicação Social da CNBB. Nesta edição, com uma participação expressiva, cerca de 870 agentes de pastoral de todo o Brasil estiveram reunidos para aprender novos conteúdos e partilhar as alegrias e desafios do trabalho de evangelização na área da comunicação. Destaca-se que nossa Diocese de Limeira esteve representada pelo Padre Thiago Cruz, assessor eclesiástico para a Pascom, Padre Diego Miquelotto da Paróquia Menino Jesus e por outros 20 agentes vindos das cinco foranias desta Igreja Particular.

A cada ano um tema é escolhido de acordo com uma linha de planejamento, em consonância com as necessidades atuais na Igreja do Brasil, dentro da área de comunicação. Por isso, o tema desta edição foi “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.

Durante os quase três dias de encontro, foram preparadas conferências relevantes, ministradas por expoentes da área comunicacional na Igreja do Brasil e rodas de conversa sobre temas diversos, na qual muitos puderam partilhar seus trabalhos, seus desafios e suas perspectivas. Também, aconteceram algumas oficinais e atividades temáticas que perpassaram pelas diversas linhas de pensamento sobre comunicação, evangelização e Igreja neste contexto de mudança de época.

Na cerimônia de abertura do encontro, Dom Valdir José de Castro, bispo referencial para a Comunicação Social da CNBB esteve presente e deu uma palavra de esperança e motivação aos pasconeiros e pasconeiras de todo Brasil, salientando a importância de unir ciência e fé na busca de uma espiritualidade que esteja inserida nos meios de comunicação e ambiente digital. Também se fizeram presentes o coordenador nacional da Pascom Marcus Tulius, a vice-coordenadora Janaina Gonçalves e o secretário executivo Alex Ferreira que destacaram o encontro como uma oportunidade única para partilhas, reencontros, conhecimento e experiências.

Destaca-se, também, a participação do argentino Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, secretário do dicastério para Comunicação Social da Santa Sé, que abordou o tema principal do encontro e deixou uma mensagem de coragem em nome de toda a Igreja

Nova coordenação nacional

No encerramento da Missa do domingo, 15º do Tempo Comum, o então coordenador Marcus Tulius anunciou seu afastamento da missão de coordenador nacional e deixou uma mensagem de agradecimentos pelos quase 5 anos à frente do trabalho da Pastoral da Comunicação no Brasil. Desse modo, Dom Valdir anunciou a nova equipe que terá a frente, a partir de agora, a nova coordenadora nacional Janaina Gonçalves (até então vice), o vice coordenador Antônio Kayser (eleito pelo voto dos representantes dos regionais da CNBB e bispos referenciais) e Alex Ferreira que continua na missão assumida desde 2022.

Encerramento do encontro

No último dia, além da conferência prevista pela manhã e do bate papo com a Comissão Nacional, logo no início do dia, aconteceu a celebração da Santa Missa de encerramento, presidida por Dom Valdir e concelebrada por bispos, padres e diáconos. Em sua fala, dom Valdir pediu aos presentes que acolhessem o mandato de Jesus, sendo discípulos-missionários no ambiente digital, para que a mensagem do Evangelho se difunda por todo o Brasil e mundo. Além disso, agradeceu a presença de todos e o empenho no trabalho pastoral junto à cada comunidade.

Encerrando o dia, preparado pela equipe do eixo de Espiritualidade da Pascom, realizou-se o envio de cada pasconeiros e pasconeiras, que agora voltam às suas realidades motivados pelo grande dom que receberam e pelo chamado que possuem em meio as mudanças de época e, também, os desafios impostos pela evangelização na cultura digital.

Enfim, foram dias de reflexões intensas, troca de experiências e informações com todos os que estavam presentes, favorecendo com que a Pascom esteja sempre mais antenada à realidade e procure um diálogo saudável com as novas tecnologias e o ambiente digital.

A próxima edição do evento acontecerá em 2026, com tema e local ainda a serem definidos. No próximo ano, entre os dias 25 a 28 de setembro, acontecerá o 14º MUTICOM em Manaus, capital do Amazonas, que terá como tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”.

Pe. Thiago Cruz