“Ler a Bíblia, ler um trecho, um ou dois trechos pequenos da Bíblia, são como pequenos telegramas de Deus que te chegam logo ao coração. Para quem crê, a Palavra de Deus não é simplesmente um texto para ler, a Palavra de Deus é uma presença viva, é uma obra do Espírito Santo que conforta, instrui, dá luz, força, alívio e gosto de viver”. O Papa Francisco diz exatamente que ao nos aprofundar na Palavra de Deus, nosso coração se comove e ali é iniciado um processo de amadurecimento da nossa fé.
Leia MaisConheça 3 vocações na BíbliaQual parte da Bíblia é mais importante?Estamos nos primeiros dias de setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. A Sagrada Escritura tem tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.
Neste período, buscamos de maneira especial desenvolver o conhecimento da Palavra de Deus e a aplicá-la na vida cotidiana. Em nosso país, desde 1947 é celebrado o Dia da Bíblia, no último domingo de setembro, por causa de São Jerônimo o qual traduziu a Bíblia dos originais (hebraico, grego e alguns trechos em aramaico) para o latim, e que tem sua festa litúrgica no dia 30 desse mês.
A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) em 1971 instaurou o mês da Bíblia, para festejar os seus 50 anos. Cinco anos depois, em 1976, a celebração foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que a estendeu em âmbito nacional.
O esforço de colocar a Palavra de Deus em nossa vida todos os dias é o fundamento sólido da obra e da salvação. Por isso, o Senhor diz:
"Todo aquele que ouve a Palavra e a põe em prática será semelhante a um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha firme. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa, mas ela não desabou, porque estava edificada sobre a rocha" (Mt 7,24-25).
Viver a Palavra de Deus com atitudes é estar sempre aberto à ação do Espírito e sempre atento à vontade de Deus. Maria é apresentada como a mais fiel servidora do Senhor, em quem o Altíssimo realizou maravilhas. Sua decisão de cumprir a vontade de Deus expressa ao anjo Gabriel, “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim a sua Palavra" (Lc 1, 38) , é o protótipo para todos os que procuram autenticamente a Cristo. Ela é a expressão máxima, na Bíblia, no que se refere à vivência da Palavra.
a12