Clique aqui e veja fotos deste retiro no facebook da Diocese de Limeira
Entre os dias 26 à 29 de maio de 2025, os padres da Diocese de Limeira se reuniram no tradicional Mosteiro dos Jesuítas, em Itaici – Indaiatuba/SP, para viverem o Retiro Anual dos Presbíteros, em clima de silêncio, oração e comunhão fraterna.
O retiro foi pregado por Dom Manoel Ferreira dos Santos, MSC, bispo diocesano de Registro, que conduziu as reflexões a partir do tema sobre a espiritualidade cristã, com ênfase especial na espiritualidade própria do presbítero.
Dom Manoel destacou que o padre é chamado a viver com autenticidade a união com Cristo, configurando-se a Ele no serviço, na oração e na doação de si pelo povo confiado à sua missão. A espiritualidade do presbítero, afirmava ele, “é marcada por uma constante volta à fonte: Jesus Cristo, Servo e Bom Pastor”.
O retiro contou com momentos profundos de oração pessoal e comunitária, tendo como ponto alto a Exposição do Santíssimo Sacramento todas as manhãs, favorecendo um clima de recolhimento e intimidade com o Senhor.
Na manhã da quinta-feira (29), como proposta no encerramento do retiro, Dom Manoel abriu espaço para que os padres partilhassem seus testemunhos sobre os frutos colhidos ao longo desses dias. Foi um momento rico de escuta fraterna, gratidão e renovação interior, que evidenciou como Deus agiu no silêncio e na oração de cada um.
Cerca de 90 presbíteros participaram do retiro, acompanhados de Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, que também viveu intensamente esses dias de graça.
O retiro foi encerrado com a Missa de Envio, presidida por Dom José, nosso bispo, momento em que todos foram renovados na fé e no compromisso de continuar servindo ao povo de Deus com zelo e alegria.
Rezemos pelos nossos padres, para que, fortalecidos no Senhor, sigam firmes em sua missão de evangelizar e tornar Jesus mais Amado e conhecido!
Texto e foto: Padre Thiago Cruz
Última modificação: 29 de maio de 2025