Dois focos preparação da 87 assembleia do Regional, eleição da Presidência interina, e partilha das atividades dos sub regionais e das comissões pastorais

A Comissão Episcopal Representativa (Conser) do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou na manhã de hoje, dia 26, na sede da entidade, em São Paulo, a primeira reunião de 2025.

O encontro, que reuniu os bispos presidentes das sub-regiões Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba e São Paulo, a presidência do Regional e o secretário-executivo, Pe. Luís Fernando da Silva, elegeu o novo presidente interino da entidade devido a nomeação feita pelo Papa Francisco do até então arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, como arcebispo coadjutor de Belém do Pará.

Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, e Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos, foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente interinos da entidade. Dom Carlos Silva, bispo auxiliar de São Paulo, continua secretário do Regional. “Vamos continuar o trabalho sempre na perspectiva de uma Igreja sinodal”, enfatizou Dom Moacir em entrevista.

A preparação da 87ª Assembleia do Regional que acontecerá entre os dias 3 e 5 de junho em Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici, e as partilhas pastorais das Sub-regiões e das Comissões Episcopais, que têm como objetivo promover a pastoral orgânica no Estado de São Paulo, abrangendo suas dimensões gerais e setores especializados nas arquidioceses e dioceses, também integraram a pauta da reunião. “Esse encontro é muito importante para os bispos que num exercício de escuta sinodal prepararam a pauta da 87ª edição da Assembleia do Regional Sul 1”, explicou o Pe. Luís Fernando ao revelar que o tema abordado será ‘Igreja Povo de Deus: Coração da Sinodalidade’.

Foto: Edite Neves / Pascom Regional Sul 1

Última modificação: 26 de março de 2025
Fechar