A Romaria Diocesana da Diocese de Limeira ao Santuário Nacional de Aparecida, realizada neste sábado, 28 de junho, foi marcada por fé, emoção e grande participação. Quase 10 mil peregrinos de diversas paróquias do território diocesano se uniram para viver esse momento especial de abertura do Ano Jubilar pelos 50 anos da Diocese, a serem celebrados em 2026.
A programação começou com a Santa Missa presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, no altar central da Basílica. Na procissão de entrada estavam a imagem Peregrina de Nossa Senhora das Dores, cinco rosas, representando as cinco foranias da diocese, e a bandeira da Diocese de Limeira.
Durante a homilia, Dom José expressou sua emoção diante da multidão de fiéis: “É uma alegria muito grande ver todos os diocesanos aqui. É a minha família de fé. Quantas pessoas foram geradas na fé ao longo da história de nossa Diocese. Este é um momento de resgatar essa história e, ao mesmo tempo, nos lançarmos a novos desafios, sob a proteção de Nossa Senhora das Dores, nossa padroeira.”
Após a celebração, os romeiros seguiram em procissão até a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, onde participaram de um Momento Mariano repleto de oração e devoção. O ponto alto foi o envio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Dores, que visitará todas as paróquias da Diocese até a conclusão do Ano Jubilar, em junho de 2026.
A Romaria foi encerrada com a bênção final de Dom José, selando esse dia de profunda comunhão e renovação espiritual. A jornada marcou não apenas uma peregrinação ao maior santuário mariano do mundo, mas também um marco no caminho sinodal e missionário da Diocese de Limeira rumo ao seu cinquentenário.
Marco Erbeta
Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira
Última modificação: 30 de junho de 2025