O Vaticano anunciou oficialmente nesta segunda-feira (28) que o Conclave para a eleição do novo Papa terá início no próximo dia 7 de maio. A decisão foi comunicada após reunião extraordinária do Colégio de Cardeais, realizada na Sala do Sínodo, no Palácio Apostólico.
De acordo com o comunicado, todos os cardeais eleitores já foram convocados e deverão estar presentes na Capela Sistina na manhã do dia 7 para a celebração da missa “Pro Eligendo Pontifice”, que marca a abertura solene do processo eleitoral. Em seguida, os cardeais darão início às sessões de votação em estrito sigilo.
O Conclave foi convocado após a vacância da Sé Apostólica, seguindo os procedimentos previstos na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Segundo o Vaticano, todos os preparativos logísticos já estão em fase final, e a Capela Sistina passa pelos últimos ajustes de segurança e confidencialidade.
O porta-voz da Santa Sé informou que a escolha da data levou em consideração o tempo necessário para a chegada de cardeais de diversas partes do mundo, garantindo a participação de todos os eleitores aptos.
Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira
Com informações de Vatican News
Última modificação: 29 de abril de 2025
Fechar