Na noite desta quinta-feira, 6 de março, a Diocese de Limeira deu início à Campanha da Fraternidade (CF) 2025 com uma Missa de abertura celebrada na Paróquia São Francisco de Assis, em Araras. A cerimônia, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, contou com a participação do clero da diocese e de um grande número de fiéis leigos, que se reuniram para refletir sobre o tema CF proposto para este ano: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Dom José Roberto, em sua homilia, ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade como um momento de conscientização e ação solidária, convidando todos a viverem o espírito da campanha ao longo deste tempo litúrgico da Quaresma.
A Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2025 é o primeiro passo para uma jornada de reflexão, ação e transformação, que visa levar a todos uma compreensão mais profunda sobre as reflexões propostas pela CF 2025, que tem como objetivo geral “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais na Diocese de Limeira e em todo o país.