O Vaticano divulgou nesta terça-feira, dia 6 de maio, imagens da Capela Sistina, local onde será realizado o conclave que escolherá o novo papa. Nas imagens, é possível ver que tudo está pronto para receber os cardeais eleitores, que se reúnem a partir desta quarta-feira, 7 de maio, para dar início ao processo de votação. A Capela foi cuidadosamente preparada com as instalações necessárias para garantir o sigilo absoluto da eleição, incluindo dispositivos que bloqueiam sinais eletrônicos e um fogão onde será queimado o resultado de cada votação.

O conclave reunirá cardeais vindos de diversas partes do mundo. A votação será feita em segredo e poderá ocorrer até quatro vezes por dia – duas pela manhã e duas à tarde. Para que um cardeal seja eleito papa, é necessário alcançar uma maioria qualificada de dois terços dos votos. Após cada rodada de votação, as cédulas são queimadas. Se não houver eleição, a fumaça que sai da chaminé da Capela será preta; se houver, a fumaça será branca, sinalizando ao mundo que um novo papa foi escolhido.

A palavra “conclave” vem do latim cum clave, que significa “com chave”, uma referência ao isolamento total dos cardeais durante o processo de escolha. O conclave mais longo do século XX foi o de 1922, que durou cinco dias e resultou na eleição do Papa Pio XI. Já o mais curto em tempos recentes foi o de 2013, que elegeu o Papa Francisco após apenas dois dias de deliberações.

A expectativa entre os fiéis é de que o nome do novo pontífice seja anunciado nos próximos dias.

Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira

Fotos: Sala de Imprensa Vaticano

Última modificação: 6 de maio de 2025
Fechar